Um teste de emergência com alertas enviados para telemóveis realizado a nível nacional nos EUA deixou pelo menos três Amish em apuros, tendo recebido um castigo por parte dos anciãos da comunidade a que pertencem.
Esta revelação é feita por Eli Yoder, um ex-Amish que é atualmente TikToker. No seu canal de transmissão, Yoder conta que estes homens foram apanhados com telemóveis, algo que não é permitido pela comunidade religiosa, por causa do alerta nacional que aciona som e vibração mesmo que tal não esteja nas configurações do aparelho.
“Acabei de fazer com que alguns dos meus amigos Amish fossem castigados pelas suas igrejas”, começa por dizer Yodel, que tenta ajudar membros desta comunidade a obterem aparelhos modernos, algo que é proibido pela igreja, que condenada a tecnologia e o estilo de vida moderno. “Sempre que eles querem um telemóvel eu faço o possível para o conseguir. Nem sempre consigo, mas há circunstâncias em que consigo”.
Depois do teste com o alerta de emergência, um destes homens falou com Eli Yoder e expôs a situação complicada que viveu. “Um deles contou-me que os anciãos iam ter com ele”, continua, dando a entender que este Amish em questão já iria receber um castigo por uma outra situação não mencionada. “Quando o alerta disparou, o telemóvel estava no bolso dele”, continua Yodel, que explica que o amigo vai ser evitado e ignorado por toda a comunidade por um período de tempo por esta situação e pela outra não específica.
Os Amish condenam a tecnologia, por isso não usam telemóveis, e incentivam um estilo de vida que tem como pilares valores religiosos tradicionais e conservadores.
Recorde-se que no dia 4 de outubro aconteceu nos EUA um teste para experimentar um novo sistema de alerta (EAS) e um sistema de emergência via wireless (WEA). Enquanto o primeiro tinha o objetivo de enviar mensagens de alerta a órgãos de comunicação, o segundo pretendia deixar avisos de emergência em todos os telemóveis equipados com wireless.
Assim sendo, todos os telemóveis dos EUA equipados com sistema wireless tocaram e vibraram na passada quarta-feira às 14 horas locais com a seguinte mensagem de alerta: “ISTO É UM TESTE do National Wireless Emergency Alert System”. O alerta era dado com som e vibração mesmo que tal não estivesse nas definições do aparelho.
Este sistema em teste é usado para avisar a população de situações de emergência, tais como alertas presidenciais, avisos de segurança pública, desastres ambientais ou atentados.