Volodymyr Zelensky reagiu na manhã deste sábado, através de uma declaração publicada na rede social Twitter, aos últimos acontecimentos na Rússia. O presidente ucraniano começa por referir que “todos os que escolhem o caminho do mal se destroem a si próprios”, acusando a Rússia de, durante muito tempo, ter usado “a propaganda para mascarar a fragilidade e estupidez do seu governo”.
“E agora o caos é tal que nenhuma mentira o pode esconder”, escreve Zelensky, considerando que “a fraqueza da Rússia é óbvia”. Qualifica-a, até, “de fraqueza em grande escala”, para acrescentar: “Quanto mais tempo a Rússia mentiver as seus tropas e mercenários nos nossos territórios, mais caos, dor e problemas vai ter mais tarde. A Ucrânia é capaz de proteger a Europa da maldade e do caos da Rússia. Mantemos a nossa resiliência, união e força.”
A mensagem não termina sem a garantia de que os comandantes e soldados ucranianos “sabem o que fazer”, numa possível referência à contraofensiva que decorre nas várias frentes da guerra na Ucrânia.