Há sempre forma de ajudar, por mais longe que se esteja do problema. O caso do terramoto da Turquia e da Síria não é diferente e por isso deixamos algumas formas de suporte que pode fornecer à causa:
Ajudar em Portugal
UNICEF
A UNICEF tem uma linha de ajuda para a situação na Turquia, referindo que com 55 euros será possível entregar um kit de primeiros socorros com medicamentos essenciais. “As necessidades mais urgentes prendem-se com o acesso a água potável e a saneamento básico, para evitar a proliferação de doenças entre os sobreviventes”, lê-se no site. Pode ajudar aqui.
Cruz Vermelha Portuguesa
Através da Cruz Vermelha Portuguesa pode realizar um donativo monetário, por MBWay ou por transferência bancária. A ajuda será destinada a responder “às necessidades prementes das populações afetadas com água, saneamento, alimentos, assistência médica e abrigo” da Turquia. Pode ajudar aqui.
Embaixada turca em Lisboa
A embaixada divulgou uma lista de bens essenciais necessários para enviar para a Turquia. Até ao dia 15 de fevereiro pode doar: Roupa de inverno (adultos e crianças) – casacos, impermeáveis, botas, camisolas, calças, luvas, cachecóis, chapéus/gorros, meias, roupa interior; Outros materiais – tendas, camas, colchões (para tendas), mantas, sacos-cama, garrafas térmicas, lanternas; Caixas de comida – não perecíveis, comida enlatada; Leite em pó/fórmula; Produtos de higiene; Fraldas.
O ponto de entrega em Lisboa é a Embaixada da Turquia (Avenida das Descobertas, 22 Restelo 1400-092 Lisboa) e quem “quiser prestar ajuda a partir do Porto poderá contactar Zeynep Koca, professora na Universidade do Porto”, através do contacto telefónico: +351 910 597 058. A Embaixada disponibiliza ainda uma linha de emergência: +351 93 861 88 05.
Ajuda Local
AFAD – Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres
A Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres é uma instituição que trabalha para prevenir desastres e minimizar os danos, além de planear e coordenar a resposta pós-desastre e promover a cooperação entre várias agências governamentais. Atualmente, a AFAD possui 81 filiais provinciais em toda a Turquia, além de 11 unidades de procura e salvamento. Pode ajudar aqui.
AKUT – Aruma Kurtarma
A AKUT é uma organização não-governamental totalmente voluntária envolvida na procura, assistência e resgate de todos os que necessitam de ajuda, em acidentes ou desastres relacionados com a natureza, desastres naturais e outras condições de emergência. Esta ação é conseguida por um grupo de pessoal treinado e disciplinado, equipamentos de alto nível, e é considerado um projeto pensado para a sociedade. Pode ajudar aqui.
AHBAP – Associação dos Amigos
A Associação dos Amigos tem como objetivo prestar todo o tipo de ajuda às pessoas carenciadas, em espécie e em dinheiro. A entidade foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da e avançar para o futuro com suas oportunidades. Pode ajudar aqui.
UOSSM – Union of Medical relief and Care Organizations
A organização médica e de salvamento UOSSM está no local, no meio dos escombros, enquanto os hospitais e as instalações médicas estão a fornecer socorro de emergência aos feridos por traumas e esmagamentos. Pode ajudar aqui.