Em causa está um alegado comentário que o Príncipe Carlos terá feito sobre a cor de pele dos futuros netos filhos de Harry e Meghan Markle: no mais recente livro do jornalista e escritor norte-americano Christopher Andersen, ex-editor da revista People, é escrito que, quando o noivado dos duques de Sussex foi anunciado, em novembro de 2017, antes de o casal ter filhos, o príncipe Carlos fez um comentário inapropriado.
No livro Brothers and Wives: Inside the Private Lives of William, Kate, Harry, and Meghan, o jornalista alega que o Príncipe perguntou a Camila: “Eu pergunto-me a mim mesmo: como serão as crianças?”, ao que a Duquesa de Cornualha terá respondido: “Absolutamente lindos, tenho a certeza”. Ainda assim, o livro alega que, depois disso, o Príncipe de Gales continou: “Quer dizer, como acha que será a sua tez?”.
Em março deste ano, em entrevista à Oprah, Meghan Markle revelou que um elemento da família real britânica tinha questionado qual seria o tom de pele de Archie quando nascesse. Apesar de não terem sido revelado nomes, a imprensa britânica começou imediatamente a especular sobre quem teria sido o autor do comentário.
O príncipe Harry, que estava ao lado de Meghan na entrevista, também recusou detalhar esse momento. “Essa conversa nunca vou partilhar. Na época foi estranho, fiquei um bocado chocado”, afirmou.
Esta segunda-feira, a Clarence House já desmentiu as afirmações, com um porta-voz do Príncipe Carlos a garantir que o livro “é ficção e não merece mais comentários”.