A polícia de San Bernardino confirmou a existência de “14 mortes” no tiroteio ocorrido esta quarta-feira, em que se registaram pelo menos 20 vítimas, e o Presidente Barack Obama já deplorou a repetição destas ocorrências, “sem equivalente no mundo”.
O número de vítimas mortais apurado até ao momento torna este incidente o mais mortífero ocorrido este ano nos EUA, pelo registo do Los Angeles Times.
“Há medidas que nós podemos tomar, não para eliminar todos estes tiroteios, mas para melhorar as possibilidades de não ocorrerem com esta frequência”, declarou Obama, na estação televisiva CBS.
Antes, os bombeiros de San Bernardino, no Estado da Califórnia, tinham informado a existência de pelo menos “20 vítimas”, sem diferenciarem entre mortos e feridos.
Os mesmos bombeiros indicaram que o incidente ocorreu num bloco da Waterman Avenue desta cidade e terá sido perpetrado por três suspeitos. As autoridades adiantam que os indivíduos, fortemente armados, fugiram do local numa carrinha preta depois de terem entrado e disparado dentro do Inland Regional Center’s, um local com várias valências incluindo um centro de apoio a deficientes.
Este centro, segundo se apresenta na internet, oferece serviços sociais de ajuda a pessoas portadoras de deficiência.
San Bernardino é uma cidade do Estado da Califórnia, com mais de 200 mil habitantes, situada a 100 quilómetros a leste de Los Angeles.