O Departamento de Patentes e Marcas dos Estados Unidos aprovou, em julho, o pedido de patente de um “veículo aéreo ultra-rápido” que a Airbus espera que voe a uma velocidade de mais de 4.800 quilómetros por hora – nada menos do que quatro vezes a velocidade do som.
O irmão mais novo e melhorado do agora “reformado” Concorde fará a viagem de Londres a Nova Iorque em apenas uma hora. O velhinho Concorde demorava três horas e um avião convencional demora cerca de sete a oito horas a atravessar o Atlântico. A Airbus acredita ainda que a aeronave conseguirá completar viagens como Paris-São Francisco ou Tóquio-Los Angeles em apenas três horas.
O avião estará equipado com três tipos de motores diferentes que irão funcionar numa ordem sequencial. No processo de descolagem, o aparelho vai utilizar o poder de propulsão de dois turbos instalados debaixo da fuselagem, assim como de um motor montado na parte traseira. O avião irá subir verticalmente como uma nave espacial.
A Airbus acredita que o novo avião poderá servir tanto para fins militares como civisl, com capacidade para transportar até 20 passageiros ou três toneladas de carga.