A polícia começou a perseguir Frank Ernest Shepherd depois de detetar o que classificou como “atividade suspeita”, esta manhã, incluindo mudanças de faixa de rodagem perigosas. Quando as autoridades se aproximaram, o condutor acelerou, desencadeando uma perseguição em alta velocidade, acompanhada por helicópteros das televisões, que transmitiram em direto o episódio.
A certa altura, Sheperd ligou para o número de emergência nacional alegando ter uma criança no banco de trás e ameaçando feri-la se a polícia não parassse. Mais tarde percebeu-se que não havia mais ninguém no carro.
A perseguição durou 20 minutos e só terminou quando o veículo em fuga bateu em duas viaturas num cruzamento. Quando parou, recebeu ordens sair do carro com as mãos no ar. Depois de o fazer, o suspeito pareceu tentar tirar qualquer coisa da parte de trás do veículo e foi nesse momento que a polícia abriu fogo. Dentro do carro não foram encontradas quaisquer armas.
A familia de Frank Ernest Shepherd, barbeiro, assistiu ao desenrolar de todo o episódio em direto, sem saberem de quem se tratava. Aos meios de comunicação, o tio relata que estava a ver televisão e a pensar “porque é que estarás a fugir da polícia”, sem saber que era o sobrinho.