As páginas da Wikipédia relativas a Eric Garner, Amadou Diallo e Sean Bell foram editadas, segundo uma notícia do Capital New York, citada por vários meios de comunicação norte-americanos, a partir de computadores da polícia de Nova Iorque.
O caso de Eric Garner, que morreu depois de ser detido, a 17 de julho do ano passado, é o mais mediático, tendo a decisão de não acusar o polícia motivado várias manifestações nos Estados Unidos. Asmático, Eric Garner queixou-se, segundo vários relatos, que não conseguia respirar, enquanto um polícia o agarrava pelo pescoço. O homem, de raça negra, acabaria por morrer no hospital.
Onde se lia “Garner pôs os dois braços no ar”, por exemplo, agora lê-se “Garner abanava os braços enquanto falava”. À descrição do episódio, foi acrescentado “Garner, que era consideravelmente maior do que qualquer um dos agentes, continuou a lutar com eles”.
Confrontada com exemplos das alterações, a força policial respondeu, por email, ao Capital, que o assunto está a ser avaliado internamente.