A proposta está em desenvolvimento mas já gerou algumas críticas e controvérsias. Antony Beevor, um historiador conhecido pelo livro “Stalingrad”, considerou uma verdadeira paródia construir a rélica do bunker. Em declarações ao The Telegraph, Antony Beevor afirmou que “reconstruir o abrigo de Hilter a 483 km de Berlim, paredes meias com uma LegoLand, é para lá de ridículo, tão pouco razoável como um parque temático de campos de concentração”.
A ideia partiu dos responsáveis do Museu Top Secret, em Oberhausen, perto de Duisburgo, onde também se situa a LegoLand, parque temático da Lego. O projeto é o de recriar cinco divisões do complexo subterrâneo de Berlim habitado por Hitler nas suas últimas semanas de vida.
O diretor do Museu, Ingo Mersmann, frisou que o projeto ainda se encontra na fase de planeamento. “Os arquitetos estão a trabalhar na elaboração do projeto”, disse. O responsável frisou ainda a importância educativa que a reconstrução do bunker pode representar.
“Nós queremos que isto se torne numa experiência educacional para que famílias e grupos escolares fiquem a saber como o bunker era realmente, ao mesmo tempo que podem perceber o quão pequenos e húmidos eram as divisões do bunker.”
A notícia surge depois de um grupo de arqueólogos ter descoberto um bunker, próximo da cidade austríaca de St. Georgen and der Gusen, considerado o maior local de produção de armas secretas do Terceiro Reich.