O controlo aéreo britânico anunciou que a falha técnica que levou ao encerramento do espaço aéreo de Londres foi resolvida e o tráfego está a regressar à normalidade.
“O sistema foi restaurado e estamos no processo de normalizar as operações”, disse a agência de controlo aéreo britânica, National Air Traffic Systems (Nats) num comunicado.
Cerca de uma hora antes, a organização europeia de segurança aérea Eurocontrol tinha anunciado na sua página na internet o encerramento do espaço aéreo sobre a capital do Reino Unido até às 19:00 (TMG e Lisboa) devido a uma falha informática.
O espaço aéreo londrino deverá regressar à normalidade durante a noite de hoje.
Um problema no controlo aéreo de Swanwick provocou uma situação de caos temporário nos céus britânicos, mas pouco antes das 16:30 locais (mesma hora em Lisboa), o controlo aéreo Nats anunciava o fim da avaria e o progressivo regresso à normalidade.
Ao início da tarde, a Organização Europeia para a Segurança e a Navegação Aérea (Eurocontrol) anunciou o encerramento do espaço aéreo sobre Londres, inicialmente até às 19:00.