A ausência de Kim Jong Un de vários eventos públicos recentes está a gerar uma onda de especulação. Segundo a agência noticiosa KCNA, a última vez que o líder norte-coreano foi visto foi num concerto, em setembro.
“Esperavamos vê-lo na Assembleia Suprema do Povo [na última quinta-feira], porque ele esteve sempre presente nessa sessão”, avança Yoo Ho Yeol, professor de na Universidade de Seul, Coreia do Sul, em declarações à CNN, adiantando que a ausência de Kim alimenta rumores sobre possíveis problemas de saúde.
A especulação sobre o estado de saúde do líder norte-coreano começou em julho, quando foi visto a arrastar uma perna.
“Não há nenhum problema com a saúde do secretário Kim”, garantiu um responsável do partido, durante uma visita oficial à Coreia de Sul.
Mas os rumores sobre o aparente desaparecimento da vida pública de Kim Jong Un não se limitam à sua saúde e há mesmo quem garanta que o líder foi deposto.
Com a ausência de Kim, os meios de comunicação norte-coreanos, nota a BBC, lutam com dificuldade para o manter nas notícias, recorrendo a filmagens e fotos de arquivo que mostram o líder em várias atividades.