Um ambiente de festa em honra do líder histórico sul-africano, num estádio também ele cheio de simbolismo, com a presença de cerca de uma centena dos titulares dos mais altos cargos de vários países. Foi neste contexto que o Presidente norte-americano, o primeiro-ministro britânico e a chefe do Governo dinamarquês posaram para uma fotografia tirada com o telemóvel de Barack Obama.
A imagem, claro está, tornou-se viral nas redes sociais, por várias razões: foi certamente uma das ‘selfies’ de mais alto nível alguma vez tiradas, teve lugar numa cerimónia fúnebre (apesar do caráter excecional do evento) e, ainda para mais, a fotografia do momento captada por um repórter da AFP mostra a primeira dama norte-americana, Michelle Obama, com o semblante carregado, sem participar na diversão.
O jornal espanhol El Mundo escreve mesmo esta quarta-feira que a conversa animada entre Obama e a bonita líder dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, lhes valeu olhares “fulminantes” e o amuo de Michelle. A primeir-dama norte-americana deixou transparecer que gostou muito pouco da brincadeira. A ponto de, a meio da cerimónia ter trocado de lugar para se sentar entre o marido e a loira que comanda os destinos da Dinamarca.