Nomes como “K2”, “Spice” ou “Mr. Smiley” são cada vez mais populares entre adolescentes e adultos nos Estados Unidos. Estas substâncias sintéticas e legais são, alegadamente, similares à marijuana, no entanto, aumentaram os casos de pessoas que vão para o hospital após o seu consumo.
Na última edição da revista “Pediatrics”, médicos de Washington apresentaram três casos estudo de jovens que acabaram nas urgências, depois de terem usado a falsa marijuana. Entre os sintomas apresentados pelos adolescentes, registaram pulsação acelerada, tensão arterial elevada, rigidez e transpiração exagerada.
“Ficámos preocupados depois de os observarmos e, quando pesquisámos sobre o assunto, notámos que há muito pouca informação sobre os efeitos destas substâncias”, afirmou a Dra. Joanna Cohen, autora do artigo, acrescentando que a ideia de o publicar foi para partilhar a informação recolhida sobre o tema.
Estas substâncias são relativamente novas e, muitas vezes, os médicos não fazem ideia com o que estão a lidar. Não existem muitos testes disponíveis e são bastante dispendiosos.
Os componentes da marijuana sintética são muito mais fortes que a planta verdadeira. Os ingredientes adicionais usados no seu fabrico dificultam a avaliação sintomática feita pelos médicos, pois não sabem que ingrediente causa determinado sintoma.