A NAV (Navegação Aérea de Portugal) adianta que entre as 12:00 de hoje e as 12:00 de domingo vão entrar em vigor “as medidas restritivas nas áreas de aproximação e de solo do aeroporto de Lisboa”.
De acordo com a NAV, as chegadas vão ser afetadas, passando de um máximo de 23 chegadas/hora para um máximo de 14 chegadas/hora.
“Estas medidas poderão vir a ser aliviadas no decorrer desta operação, com o incremento do número de chegadas por hora”, refere a NAV, garantindo que as partidas “não deverão sofrer quaisquer alterações”.
A empresa que gere a navegação aérea em Portugal sustenta ainda que a redução do número de voos, que “será continuamente monitorizada e avaliada”, visa dar cumprimento aos “mais elevados níveis de segurança” a que está obrigada.
A Cimeira da NATO realiza-se em Lisboa entre sexta-feira e sábado e contará com a presença de cerca de 60 chefes de Estado e de Governo.
Os aeroportos do Porto e Faro estão preparados para “qualquer eventualidade que seja necessária” na sequência das restrições impostas no espaço aéreo no aeroporto de Lisboa, a partir de quinta feira, garantiu hoje à Lusa fonte da ANA.
Contactado pela Lusa, o porta-voz da TAP, António Monteiro, afirmou que a companhia aérea nacional está “a contar com atrasos” nos seus voos nestes próximos dias.
A TAP está a dar instruções aos pilotos “de acordo com as limitações”, como por exemplo ter os aviões nesses dias “com mais reservas de combustível do que o habitual”.
Com as limitações impostas, os aviões poderão ter que sobrevoar Lisboa até receberem da NAV autorização para aterrar.
“Todas as companhias serão afetadas”, lembrou, acrescentando que, apesar dos atrasos previsíveis, “a TAP conta assegurar o transporte de todos os passageiros”.
Questionado sobre a possibilidade de algum voo divergir para o Porto ou Faro, António Monteiro referiu tratar-se de “uma eventualidade, mas não é certo que aconteça”.