Falando pela primeira vez desde a detenção dos seus amigos, Shon Meckfessel, quarto membro do grupo, não participou na excursão, mas explicou as suas circunstâncias, num comunicado difundido nos sites de informação na Internet.
“Espero que as pessoas tomem a presença dos meus amigos na zona por aquilo que era: um erro simples e realmente lamentável”, disse.
O trio, desaparecido sábado durante um passeio numa região montanhosa árida, onde a fronteira entre o Irão e o Iraque é pouco marcada, foi identificado pelos meios de comunicação social norte-americanos como sendo Shane Bauer, Sara Shourd e Joshua Fattal, todos entre os 20 e 30 anos.
O vice-governador encarregue da segurança na província iraniana do Curdistão, Iraj Hassanzadeh, declarou terça-feira à agência de imprensa iraniana Fars que os três caminhantes foram detidos por entrada ilegal em território iraniano, provenientes do Curdistão iraquiano.
O departamento de Estado norte-americano indicou quarta-feira não estar ainda em condições de confirmar oficialmente a detenção dos cidadãos norte-americanos devido à ausência de relações diplomáticas com o Irão.