Para melhor acomodar esta subida de preços no seu orçamento familiar o melhor é adotar práticas que poderão resultar numa redução considerável do consumo de combustíveis. E não é tão difícil como possa pensar. Eis 15 dicas que o poderão ajudar a economizar no combustível:
Antes da viagem
Manutenção devida
Esteja atento à manutenção do seu veículo. Esta é uma das formas de melhor poupar combustível, mas também uma das medidas mais sobrestimadas por parte dos automobilistas. Uma qualquer desafinação, óleo do motor ou líquido de refrigeração a menos, podem ser responsáveis por um aumento de 10% a 20% (em casos extremos até mais) do consumo de combustível. Por essa razão deve ter as revisões em dia e estar atento aos conselhos dos fabricantes.
Pressão dos pneus
Mantenha a pressão correta dos pneus. Pode encontrar os níveis aconselhados na tampa do combustível ou na ombreira da porta. Os pneus vazios não só contribuem para um desgaste mais rápidos deste como também são responsáveis pelo aumento do consumo. Tenha atenção que a pressão dos pneus não é idêntica para viagens com duas ou com mais pessoas. Neste caso terá de encher ainda mais os pneus, respeitando as indicações do fabricante. Nesta matéria é de salientar que quanto maior for a pressão dos pneus menor é o consumo. Mas nunca ultrapasse a recomendação em mais de 0,3 bares, porque o custo dos pneus poderá ser muito superior ao que poupou em combustível.
Direção alinhada
Para além de contribuir para o aumento dos custos de manutenção, o desalinhamento da direção pode provocar um aumento substancial do consumo de combustível. Regra geral deve fazer um check-up à direção de 20 em 20 mil quilómetros ou uma vez por ano.
Planeamento da viagem
Se for fazer uma viagem longa tente perceber se existem postos de abastecimento ao longo do caminho com preços mais acessíveis. Regra geral, em zonas do interior do País os preços tendem a baixar. Mas esta não é a regra. Há casos de povoações isoladas onde o combustível e mais caro por não existir concorrência naquela área. Caso vá utilizar as autoestradas onde os preços das gasolina e gasóleo tendem a ser os mais caros, tente abastecer combustível suficiente para toda a viagem antes de entrar na via rápida.
Libertar carga
Livre-se daqueles objetos que carrega no porta-bagagens que não lhe fazem falta e que nem damos por eles. Segundo um estudo dos laboratórios Argonne, organismo do departamento de energia dos EUA, por cada aumento de 10% do peso do veículo, o consumo aumenta 4,6%. Por isso, veja se não alberga ferramentas, livros ou outras peças que tendem a ficar esquecidas dentro do veículo.
Abastecimento
É fazer as contas
Tenha em atenção os postos que fazem mais descontos ou têm o preço bem mais baixo que a média geral do País. Muitos automobilistas percorrem vários quilómetros para abastecer em bombas de gasolina que fazem descontos, mas esta prática é, por vezes mais dispendiosa. Vejamos o caso de uma bomba que faz um desconto de 5 cêntimos por litro e que, para lá chegar, o condutor tem de percorrer 10 km. Se o seu veículo tiver um depósito de 50 litros irá poupar 2,5 euros cada vez que o atesta. Mas ao percorrer esses 10 quilómetros extra poderá gastar cerca de um litro de combustível (mesmo que o veículo consumo 6 litros por cada 100 km percorridos, o que daria 0,6 litros neste exemplo, lembre-se que terá de fazer dois arranques e duas paragens, o que irá fazer aumentar a média. Dificilmente esta deslocação irá ser compensadora, pois no final terá de contabilizar o desgaste do veículo.
Atestar… ou não
Bem, esta é das decisões mais difíceis pois varia de caso para caso. Regra geral, os manuais de poupança aconselham a atestar o depósito, pois, dessa forma, terá de ir menos vezes ao posto de abastecimento, o que representa menos quilómetros ao final do mês. Contudo, o peso do combustível no faz aumentar o consumo, como vimos no exemplo “Libertar Carga”. Se tiver um veículo de 1000 kg e abastecer 50 litros de gasolina está a aumentar o peso em 5%, o que leva a um aumento do consumo de 2,3%. Neste caso, o melhor é fazer as suas contas. Se é daqueles que não tem de fazer um grande desvio para abastecer, aconselhamos a manter o depósito meio.
Ao volante
Acelerações
Evite as acelerações e travagens bruscas. Quantas vezes não vimos um condutor arrancar bruscamente de um semáforo para depois parar 30 ou 40 metros à frente. Não se esqueça que é nos arranques em primeira velocidade que o veículo atinge o pico de consumo ao momento. Essa manobra só resultou em gasto de combustível e de travões. Faça uma leitura correta da estrada e do fluxo do trânsito.
Atenção ao pé direito
Cuidado com as pisadelas mais agressivas no acelerador. O consumo está diretamente relacionado com este ato e, na maioria das vezes, não compensa em termos de ganhos de tempo. Levantar o pé do acelerador de forma gradual antes de se aproximar de um stop ou se um sinal vermelho por levar a uma poupança até 2% de combustível.
Caixa de velocidades
Começam a ser uma raridade nos veículos mais modernos, já equipados com mudanças automáticas, mas quem ainda as usa tenha em atenção os regimes do conta rotações. Por exemplo, para um veículo a gasolina, não deverá exceder as 2 500 rotações por segundo. No caso do gasóleo fique pelas 2 000. Quanto maior as rotações entre passagens de caixa maior o consumo.
Start/Stop ligado
É uma das funções que equipam quase todos os veículos modernos e que muitos condutores tendem em desligar, alegadamente por prejudicar o motor. Até agora não foi provado se causa danos no motor, mas é garantido que é um dos sistemas mais eficazes para poupar combustível quando estamos no trânsito ou parados num semáforo. Alguns estudos apontam que em uso citadino, o Start/Stop consegue poupar quase 10% de combustível.
Resistência ao ar
Diminuir a resistência ao ar pode levar a uma poupança de 0,4 litros por cada 100 km percorridos. Fechar as janelas é um dos fatores que mais reduz a resistência ao ar, mas se em contrapartida tiver de ligar o ar condicionado o consumo pode ser maior. Então o que fazer para poupar combustível?
Os especialistas aconselham que em circuitos urbanos de velocidade reduzida a melhor opção é abrir a janela, pois o aumento de consumo provocado pelo ar condicionado é superior ao que se poupa com a janela aberta. Já no caso de viagens em estradas nacionais ou autoestradas, a situação inverte-se. Neste caso é preferível fechar as janelas e ligar o ar condicionado se circular a uma velocidade constantemente a uma velocidade superior a 80 km/h. Caso tenha barras de tejadilho amovíveis ou suporta para bicicletas, a sua remoção pode também contribuir para reduzir a resistência ao ar e reduzir o consumo em quase meio litro por cada 100 quilómetros percorridos.
Cruise control
Hoje é um elemento presente em que todos os veículos. O seu uso pode ser fundamental para poupar energia pois este sistema consegue manter o carro a uma velocidade constante e ser mais eficiente que o condutor. No entanto, se estiver a conduzir em estradas com muitas curvas, ou declives muito acentuados é preferível desligá-lo, pois as recuperações imediatas que ele faz para atingir a velocidade pretendida acabam por gerar um maior consumo.
Reduzir velocidade
Sempre que vai em estrada tente reduzir em 10 km/hora a velocidade em relação ao que é habitual fazer. Em autoestrada passe para os 110 km/hora e em estradas nacionais circule a 80 k/hora. Este simples gesto poderá conseguir-lhe quase 10% de poupança de combustível.
Estacionar
Um dos fatores que mais contribuem para um elevado consumo de combustível em ambientes urbanos é dar voltas ao quarteirão para encontrar um lugar. Estacione assim que possa nem que para isso tenha de andar um pouco mais a pé. De preferência estacione em espinha, evita uma série de manobras que, levam ao aumento de consumo.
Nem todas estas recomendações conseguem ser aplicadas pelos condutores e o seu impacto é variável, mas bastará ter algumas delas em conta para, no final do dia, conseguir uma poupança média de um litro por cada 100 quilómetros percorridos. E se for um condutor que percorre em média 15 mil km por ano, a poupança poderá ultrapassar os 300 euros, montante suficiente para atestar o veículo por mais algumas vezes.