Apanhadas de surpresa, as gasolineiras e os transportadores de mercadorias foram ontem confrontadas com a publicação em Diário da República a portaria que representa uma subida de 7,4 cêntimos por litro na gasolina sem chumbo e no gasóleo rodoviário, enquanto o gasóleo verde é penalizado em três cêntimos por litro.
As subidas resultam de uma mexida nas taxas unitárias do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que sobe para 578,95 euros por mil litros no caso da gasolina com teor de chumbo igual ou inferior a 0,013 gramas por litro, de 338,41 euros por mil litros no caso do gasóleo e, de 107,51 euros por mil litros, para o gasóleo colorido.
Este aumento faz parte da proposta do Orçamento de Estado para 2016, entregue no Parlamento no passado dia 5 de fevereiro, razão pela qual os operadores não contavam que entrasse já em vigor. Amanhã, dia 13, está marcada uma reunião de transportadores rodoviários de mercadorias em Pombal e, o presidente da associação que representa o sector, Márcio Lopes, apelou a todos para comparecerem. “Tínhamos algumas ideias de luta menos agressivas. Queríamos pedir uma audiência, para tentar negociar ou arranjar soluções para ajudar a nossa situação. As formas de luta vão ser repensadas e vão ficar mais duras, mais críticas”, assegurou o presidente da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) e que hoje em dia já aconselha os seus associados a abastecerem-se em Espanha.
Combustíveis sobem 7,4 cêntimos
![Combustíveis: e do protesto de 2008, lembra-se?](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/combustiveis-e-do-protesto-de-2008-lembra-se-2-1024x683.jpeg)
A partir da meia-noite a gasolina e gasóleo vão aumentar. Transportadores prometem luta