O Ministério das Finanças classificou hoje de “grave irregularidade” a falta de reporte das contas da Administração Regional da Madeira hoje divulgadas pelo INE e garantiu que irá “tomar medidas” para criar mecanismos para melhorar o controlo das contas.
“O Ministério das Finanças toma nota dos impactos no défice e na dívida pública, conforme descritos no comunicado conjunto do INE e do Banco de Portugal. Os factos hoje tornados públicos configuram uma grave irregularidade no reporte da situação orçamental e financeira. À semelhança do INE e do Banco de Portugal, o Ministério das Finanças não tem conhecimento de outras despesas e dívidas não reportadas e considera tratar-se de um caso isolado”, diz o Ministério em comunicado.
As Finanças dizem ainda que esta informação foi reportada às autoridades estatísticas no âmbito do processo de levantamento da situação orçamental e financeira da região e respetivos riscos, que está em curso na sequência do pedido de ajuda da Região Autónoma da Madeira.