O aumento constante do preço dos combustíveis foi um dos temas centrais do último debate quinzenal na Assembleia da República.
Os combustíveis voltaram a subir esta semana e os analistas financeiros citados pela AFP – Agência de Notícias Internacional – avançam que o valor a pagar deverá continuar a aumentar ao longo dos próximos dias.
Um litro de gasóleo já custa mais de 1,20 euros em alguns postos.
Desde o início de 2010, as petrolíferas já mexeram nos preços dos combustíveis diversas vezes. No início do ano, um litro de gasolina custava 1,295 euros, enquanto o litro do gasóleo valia 1,057 euros. Os portugueses estão a pagar mais 5,35 euros do que pagavam no início do ano para encherem um depósito com 50 litros de gasolina. Para encher um depósito de gasóleo a diferença é de 5,45 euros.
O aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais, que superou a barreira dos 80 dólares por barril, a subida dos produtos refinados, os custos de distribuição e, ainda, a valorização do dólar face ao euro são as principais razões apontadas para a situação.
Segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço da gasolina está a subir há 10 semanas consecutivas e o do gasóleo está a aumentar há nove.