Sem óculos, sem a tradicional proteção dos ouvidos, mão no bolso e uma mira certeira. Yusuf Dikec está a surpreender a Internet pela forma como disputou a prova de equipas mistas de pistola de ar de 10 metros nos Jogos Olímpicos de Paris.
A maioria dos atletas usa proteção para os ouvidos quando dispara e óculos especiais que obscurecem a visão de um olho para ajudar na precisão da mira. Yusuf Dikec apresentou-se sem nenhum desses equipamentos, algo impressionante para os amantes da prova.
No lens, no headphones, just vibes ???? Turkey’s Yusuf Dikeç wins silver and fan’s hearts ????#Olympics #PARIS2024 pic.twitter.com/zok4qWjZvF
— Eurosport (@eurosport) August 1, 2024
A postura tranquila do atirador também não passou despercebida nas redes sociais. “Ninguém me convence de que ele não é um assassino”, brincou um. “Quando estás muito bem a passear no parque num dia aleatório e alguém te convida para as Olimpíadas.”, lê-se noutro comentário. E já há quem lhe chame “lenda”.
Guy came off the street and medeled, legend
— ✦ Dubs (@Dubswrld30) July 31, 2024
Dikec, de 51 anos, completou em Paris sua quarta Olimpíada: esteve nos Jogos de Pequim na China, em 2008; Londres em 2012; Rio em 2016 e em Tóquio em 2020. Mas só em Paris conquistou a sua primeira medalha olímpica. A estrela turca arrecadou a medalha de prata juntamente com a parceira Sevval Ilayda Tarhan.
Olimpiyat tarihinin en karizmatik olaylarından biri; Astsubay Kıdemli Başçavuş Yusuf Dikeç…
— Batuhan Çolak (@batuhancolak33) July 31, 2024
Hiçbir teçhizatı olmadan, bir eli cebinde atış yaparak Olimpiyat gümüş madalyasını Türkiye’ye getirdi.
Tabancasında ise Ay yıldızımız… pic.twitter.com/VmSkfN67UG
“Eu não precisava de equipamentos especiais”, disse Dikec à imprensa turca, segundo a EuroNews. “Sou um atirador natural.”
Também a página oficial dos Jogos Olímpicos destacou a presença do turco: “As estrelas olímpicas que não sabíamos que precisávamos”, referindo-se também ao sul-coreano Kim Yeji, que cativou o público.
The Olympic #shootingsport stars we didn’t know we needed.
— The Olympic Games (@Olympics) August 1, 2024
???????? Kim Yeji ???? Yusuf Dikeç ???????? pic.twitter.com/gfkyGjFg4I