Para já, poupamo-lo às características técnicas dos ténis de corrida. Mas é preciso dizer que há um marco, uma espécie de antes e depois, estabelecido em 2016 – a incorporação de uma placa de carbono na sola. Passados sete anos, e quando parecia que as marcas já não podiam ir mais longe, eis que apareceu mais uma novidade.
Tigist Assefa, 26 anos, passou a meta da Maratona de Berlim com o mostrador nas 2 horas, 11 minutos e 53 segundos. Com isso, tornou-se a primeira mulher a correr a distância em menos de 2 horas e 14 minutos e, de caminho, tirou 131 segundos ao feito histórico de Brigid Kosgei, em 2019, a queniana que batera o record mundial da britânica Paula Radcliffe, estabelecido em 2003.
Para um atleta de elite, acredita-se que a diferença entre correr com uns ténis com carbono pode chegar a quatro minutos. Parece pouco numa prova com mais de duas horas, e mas faz uma óbvia diferença entre uma vitória ou um recorde discutido ao segundo. Além de representar, mais de um quilómetro de distância face a um corredor sem os ténis “especiais”.
Se em 2016 o domínio do carbono cabia à Nike, as outras marcas não tardaram a investir no mesmo sentido e os ténis com esta característica passaram a andar nos pés dos atletas amadores com vontade de melhorar tempos ou poupar esforço.
E é aqui que entra a Adidas, que lançou os Adios Pro Evo 1 que Tigist Assefa levava nos pés quando se tornou, este domingo, a mulher mais rápida de sempre a correr uma maratona. O papel dos ténis no seu recorde não tinha como passar despercebido: após cortar a meta, Assefa beijou-os, levantou-os no ar e garantiu a quem quis ouvir que “nunca tinha sentido nada assim”.
Os proporcionadores do que a etíope também descreve como “uma experiência incrível” são um “protótipo aperfeiçoado”, diz a marca, pesam 138 gramas e possuem uma sola de borracha líquida com fibras de carbono, concebida para impulsionar o atleta para a frente.
A Portugal chegam amanhã, dia 26, pelo dissuasor valor de 500 euros, mas, segundo a revista Runner’s World, há mais um “detalhe” a ter em conta: os cerca de 500 pares (os primeiros) postos à venda no início deste mês, tinham um aviso na caixa a dizer que foram concebidos para durar uma prova apenas, uma maratona, entenda-se, “mais o tempo de familiarização”.