- O único lugar fechado na Liga NOS, é o terceiro, ocupado pelo Sporting que, assim, tem acesso à segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, época 2015/16. Já o campeão poderá ficar definido, apenas, na última jornada, isto se o Benfica não conseguir vencer em Guimarães, este domingo. Partindo do princípio de que o FC do Porto (a três pontos de distância) ganha os dois jogos que lhe restam, contra Belenenses (fora) e Penafiel (em casa), os encarnados precisam de uma vitória. Ou agora, ou na última jornada, frente ao Marítimo. Ao Benfica basta chegar ao fim em igualdade pontual com os dragões, por ter vantagem no confronto direto. Até pode perder no domingo e festejar o título… Para isso, o Porto também “precisa” de perder. Ou seja, os encarnados serão campeões já este fim de semana, se fizerem os mesmos pontos que os rivais.
- Também já se sabe o nome de duas das três equipas com acesso à Liga Europa (Braga e Vitória de Guimarães, 4.º e 5.º classificados), mas os rivais minhotos ainda podem trocar de lugar na classificação. Há ainda uma vaga europeia e seis clubes a disputá-la. Por ordem: Paços de Ferreira, Belenenses, Rio Ave, Marítimo, Nacional e Moreirense. Ironicamente, recebendo o Estoril e indo a Arouca, é o último dos seis aquele que tem o melhor calendário…
- O Penafiel desce, mas pode deixar o último lugar, por troca com Gil Vicente. Já Vitória de Setúbal, Arouca e Académica não estão a salvo da descida, por eventual troca (também) com o clube de Barcelos, que, assim, se salvaria.
- E quem sobe à I Liga? Tondela e Chaves não dependem de terceiros e são os principais candidatos. Ainda com ambições, estão Covilhã e União da Madeira. Com hipóteses remotas, restam Feirense e Freamunde. Se subirem dois dos três primeiros, temos a boa nova do regresso do Interior do País à I Liga.