O comunicado da Federação Portuguesa de Futebol não avança grandes detalhes sobre a rescisão por mútuo acordo com Paulo Bento.
Portugal foi derrotado em casa pela Albânia, por 1-0, no arranque do Grupo I de qualificação para o Campeonato Europeu de futebol de 2016, disputado no Estádio Municipal de Aveiro. No final do jogo dezenas de pessoas demonstraram o seu descontentamento acenando com lenços brancos.
De acordo com a RTP, Paulo Bento irá receber uma indeminização próxima dos 500 mil euros. O primeiro nome apontado para suceder a Paulo Bento é o de Fernando Santos, (castigado pela FIFA enquanto treinador da seleção grega durante o mundial). A Federação Portuguesa de Futebol aguarda que a FIFA reduza o número de jogos para que Fernando Santos possa estar no banco da equipa nacional. José Peseiro, Rui Jorde e Luís Filipe Scolari são os outros nomes referidos pela imprensa desportiva para o cargo.
O comunicado federativo diz o seguinte: “A Federação Portuguesa de Futebol comunica que hoje, 11 de setembro, termina o vínculo contratual de Paulo Bento com a FPF e ao serviço das Seleções. Esta foi uma decisão tomada conjuntamente entre a Direção da FPF e Paulo Bento.
Agradecemos tudo o que Paulo Bento fez pela nossa Seleção, nomeadamente pelo apuramento de Portugal para o EURO 2012 e para o Mundial 2014.
A FPF já esta a trabalhar numa solução estruturada para dirigir as nossas Seleções e que será conhecida em breve.
Mais uma vez obrigado ao treinador Paulo Bento.”
O lisboeta Paulo Jorge Gomes Bento, nascido a 20 de junho de 1969 (45 anos), em Lisboa, estreou-se no cargo de treinador principal dos “leões” a 23 de outubro de 2005, com um empate a dois golos em visita ao Gil Vicente, substituindo José Peseiro, após ter guiado a equipa “verde e branca” de juniores ao título nacional.
Paulo Bento deu os primeiros pontapés na bola como jogador no Académico de Alvalade, com 12 anos, e “pendurou as botas” no Sporting, em 2004. Passou pelo Palmense, Vitória de Guimarães, Benfica e, ainda, o Oviedo de Espanha. Jogou futebol como profissional 22 anos. Foi 35 vezes internacional A.