Foi na sessão de abertura do VISÃO FEST que o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou que o Espaço do Museu Berardo – Módulo 3 do Centro Cultural de Belém – volta a ser gerido pelo Estado português. Este espaço, segundo o ministro, vai tornar-se no Museu de Arte Moderna e Contemporânea.
“A partir de 1 de janeiro de 2023, o Centro Cultural de Belém (CCB) voltará a gerir o espaço do Museu Berardo”, anunciou. “O espaço, o módulo três do CCB, portanto do Estado, tem tido gestão privada, mas vai voltar à esfera pública e isso lançará o processo de abertura do Museu de Arte Moderna e Contemporânea em Belém”.
“Vamos ter um museu que é nosso e que deixa de estar capturado por interesses particulares“, salientou.
Em maio, o ministro da Cultura já tinha anunciado que o Estado denunciou o acordo que, em 2016, renovou com o empresário madeirense José Berardo, para a exposição da sua coleção de arte moderna e contemporânea no módulo 3.
“Num momento de grande indefinição jurídica, em que o empresário José Berardo está envolvido em vários processos judiciais, o Estado entendeu que o que melhor serve o interesse público é a denúncia do protocolo”, declarou na altura.
A edição do VISÃO FEST 2022 já começou, com o tema “Visão do Amanhã”. O programa completo está aqui.