De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 12h mais de 3100 operacionais combatiam 26 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 980 meios terrestres e 30 meios aéreos. Vários municípios de todos os distritos de Portugal continental apresentam um perigo muito elevado e elevado de incêndio.
Cabeceiras de Basto
O incêndio no concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, já consumiu uma casa e “está a ameaçar” outras habitações, estando a aldeia de Cambeses, indicou a Proteção Civil. “A situação é muito grave, sobretudo na freguesia de Riodouro. As chamas já consumiram uma casa e estão outras em risco e ameaçadas pelas chamas. Neste momento, está a ser protegida a aldeia de Cambeses”, explicou pelas 11h30 à agência Lusa o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave.
Aveiro
De acordo com o ‘site’ da ANEPC, àquela hora estavam a ser combatidos três incêndios rurais na região de Aveiro: um que deflagrou esta manhã em Albergaria-a-Velha; outro que teve início em Sever do Vouga no domingo; e um fogo que deflagrou na tarde de domingo em Oliveira de Azeméis.
Em Albergaria-a-Velha, o incêndio que começou no domingo no concelho vizinho de Sever do Vouga chegou esta manhã a habitações localizadas na Cruzinha e na Vila das Laranjeiras. Segundo o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, há várias casas atingidas.
Os incêndios que lavram no distrito de Aveiro estão a motivar cortes nas autoestradas A1, A25 e A29, estando a Guarda Nacional Republicana a apelar para que os automobilistas não circulem nas zonas dos fogos.
Castelo Branco
No distrito de Castelo Branco, continuava ativo às 11:000 o fogo que deflagrou no domingo em Louriçal do Campo e que mobilizava 265 operacionais, com o apoio de 83 veículos e sete meios aéreos.