É o maior empreendimento habitacional alguma vez feito no Barreiro e um dos maiores de toda a Área Metropolitana de Lisboa. Chama-se NOOBA (de Novo Barreiro), vai ter 518 apartamentos e quer quebrar de uma vez por todas com o preconceito que ainda existe quanto à qualidade de vida da Margem Sul.
Promovido pelos suíços da Solid Sentinel que já contam com quatro edifícios erguidos no centro de Lisboa para o segmento mais alto, o NOOBA surge como o primeiro projeto do grupo orientado para os compradores nacionais e tem implícito um investimento entre 110 e 180 milhões de euros.
“Queríamos fazer um empreendimento a preços razoáveis para os clientes portugueses mas foi necessário fazer uma ronda fora de Lisboa para conseguir encontrar este terreno. Nem queria acreditar na sorte de ainda existirem terrenos como este a 20 metros do rio, a cinco minutos a pé do barco que em 20 minutos nos coloca no centro de Lisboa”, contou Alain Gross, CEO da Solid Sentinel, na apresentação realizada hoje via zoom.
O suíço espantou-se com a vista “incrível” sobre Lisboa, a facilidade de acesso sustentável à capital sem recurso ao carro, a proximidade das praias da Caparica, a reabilitação urbana já feita pela autarquia nos espaços públicos e, porém, com o preconceito que ainda existia com as localidades da Margem Sul. “Eu não sabia que existia um preconceito em viver no Barreiro. Mas quando eu partilhava os nossos planos e me deparava com esse preconceito perguntava: mas vocês conhecem o Barreiro? Então vamos apanhar o barco para o ficar a conhecer”, partilhou o promotor à apresentadora Fátima Lopes, uma “barreirense de gema” que fez as honras de apresentação dos três intervenientes presentes no evento.
Desenhado pelo ateliê do arquiteto Miguel Saraiva, o projeto pretende ser uma espécie de condomínio de luxo a preços mais acessíveis – os apartamentos T1 começam nos 189 mil euros – onde não faltam espaços como uma piscina infinita e uma pista de jogging na cobertura, equipamentos que irão assegurar uma vista aberta sobre o rio.
Com preços a variar entre os já referenciados 189 mil euros e 1,290 milhões – a penthouse mais cara com direito a piscina privativa -, o NOOBA irá distribuir-se por nove edifícios numa área de quase 100 mil metros quadrados.
“Existem edifícios industriais mas não habitacionais com esta escala aqui no Barreiro. Este vai ser o primeiro. A história local é sempre inspiradora para os arquitetos e aqui não exceção. Isso reflete-se, por exemplo, nas fachadas industrializadas dos edifícios que foram trabalhadas de forma harmoniosa”, salientou, por seu turno, o arquiteto Miguel Saraiva, acrescentando que “desenhou para o Barreiro como desenharia para a Expo, por exemplo”.
Todas as casas têm varandas e/ou terraços, fundamentais na arquitetura pós-pandémica e “as plantas dos andares são diversas, no sentido de preencher as várias necessidades familiares, seja um escritório ou quarto extra, com layouts internos flexíveis e modelares que permitem que um corredor seja também um escritório, seguindo a tendência do teletrabalho”, explicou o arquiteto.
Rui Braga, vice-presidente da Câmara do Barreiro e também presente no evento, manifestou a sua satisfação pela captação deste investimento em larga escala que vai atrair cerca de 1.500 novos moradores permanentes para a cidade, com o todo o impacto que isso significa para a economia local.
“É, sem dúvida, o começo de algo novo. A cidade já ficou parada tempo demais. O Barreiro não é longe, não é fumo, não são fábricas. É preciso acabar com certas ideias que já não fazem sentido”, sublinhou o autarca, esperado que este investimento incentive outros promotores imobiliários a apostar na zona.
Acima de tudo, reforçou ainda Alain Gross, o CEO da Solid, “queremos criar aqui uma comunidade”.
A Solid Sentinel foi fundada pelo The Capvest Group, um promotor imobiliário líder na Suíça com sede em Genebra, e Sogefonds, um perito local em empreendimentos imobiliários de luxo, com a visão de fornecer projetos imobiliários de qualidade em Portugal. Desde a sua criação em 2014, tem vindo a investir na área de Lisboa através do desenvolvimento de quatro projetos de luxo (Actor Tasso, Vale Pereiro, Desterro e Viriato), um dos quais (Vale Pereiro) foi premiado como “melhor remodelação em Portugal” pelos European Property Awards.
A construção dos primeiros dois edifícios do NOOBA vai arrancar já no início de maio com a conclusão dos primeiros 127 apartamentos prevista para 2024.