Depois de, no domingo, os talibãs terem tomado Cabul sem grande resistência por parte das autoridades, rapidamente se instalou o pânico entre os afegãos e começaram a ser partilhadas imagens na internet que têm mostrado o desespero das milhares de pessoas que se amontoam no aeroporto de Cabul para tentar sair do Afeganistão. Agora, vindas do mesmo local, há imagens de várias mães afegãs a tentar passar os filhos bebés aos militares estrangeiros por cima do arame farpado, numa tentativa de os salvar.
Num vídeo partilhado na conta do Twitter de Matt Zeller, é mostrado um bebé a ser passado de mão em mão entre a multidão do lado de fora dos muros que espera autorização para sair do país, até chegar aos militares estrangeiros.
Um oficial britânico que está no aeroporto a apoiar a evacuação do país conta ao The Independent que as mulheres, enquanto passavam os bebés por cima do arame farpado, apelavam: “salvem o meu bebé”.
O militar explicou ao jornal britânico que “as mães estavam desesperadas” e, muitas delas, “estavam a ser agredidas pelos talibãs”. “Foi terrível o que aconteceu”, acrescenta, salientando que alguns dos bebés chegaram a cair em cima do arame farpado.
“No final da noite, não havia nenhum desses militares que não estivesse a chorar”, recordou o oficial, que explicou ainda que as cenas vividas por eles vão ficar marcadas na memória até ao fim das suas vidas.
Após 20 anos, os talibãs estão novamente no poder do Afeganistão, e, com a violência nas ruas de Cabul a aumentar, cresce a preocupação de que o mesmo tipo de governo que se instaurou na década de 1990 volte. O clima de pânico que se vive entre os afegãos tem-se notado, com vídeos a ser partilhados, na segunda-feira, a partir do aeroporto, que mostravam civis a tentar escalar a parte externa de um avião militar, tendo caído após a descolagem.