O novo carro elétrico do grupo Volkswagen, o ID.3, com uma autonomia de cerca de 420 km, foi o grande vencedor do Global Media Awards Prio, os prémios para o setor da mobilidade inteligente.
A seleção foi feita por um júri composto por um vasto painel que inclui jornalistas dos pincipais órgãos de comunicaçao social (entre os quais a VISÃO), académicos e especialistas de mobilidade.
Na edição deste ano, a organização decidiu chamar o público a votar no seu carro elétrico favorito. A escolha acabou por recair no Nissan Leaf, um dos veículos pioneiros neste segmento de mercado. A Nissan venceu ainda o galardão de Melhor Tecnologia Auto com e-pedal, um sistema que permite acelerar ou travar a marcha apenas com o recurso a um único pedal.
Nas categorias de Melhor Híbrido e Melhor Híbrido Plug-in, os prémios foram atribuídos ao novo Toyota Yaris e ao Volvo XC 40, respetivamente. Já na categoria de Light Eletric Vehicle o grande vencedor foi a bicicleta elétrica Beeq C800 Trekking e a Evio, que desenvolveu uma plataforma e uma aplicação inteligente para o carregamento de carros elétricos, ganhou o prémio Tecnologia de Mobilidade.
Na categoria Cidades, o júri distinguiu em ex-aequo os projetos IDEA, do Porto, e o SMTUC, de Coimbra. O primeiro é um projeto de utilização partilhada e eficiente da via pública, nomeadamente na gestão dos lugares de estacionamento junto das zonas escolares, enquanto o segundo é referente à descarbonização dos transportes públicos de Coimbra.
A organização atribuiu o prémio Cidadania a Miguel Veríssimo, criador do Space on Wheels, um conceito inovador para a modularidade e multifuncionalidade dos espaços sobre rodas. Ao todo foram apresentadas 53 candidaturas às 10 categorias a concurso.