A VISÃO vai distribuir 80 mil preservativos colados na capa da edição que chega esta quinta-feira às bancas. Esta iniciativa inédita da newsmagazine mais lida em Portugal é promovida em parceria com a Direção-geral da Saúde e a Associação Abraço. O tema dos comportamentos de risco justifica esta tomada de posição em defesa do preservativo.
Na era do sexo sem medo, o fantasma da sida, que passou de fatal a crónica, já não assusta ninguém. O Truvada, um medicamento usado nos EUA há 12 anos e aprovado o mês passado na Europa como tratamento preventivo, evita a transmissão do VIH, e está a ser usado por grupos de risco como precaução e até como uma espécie de pílula do dia seguinte após uma exposição perigosa.
Paralelamente, o preservativo está a cair em desuso, mas estão a ganhar terreno outras infeções sexualmente transmissíveis como a sífilis e a gonorreia. Numa reportagem extensa que faz capa com o título “Sexo sem Medo”, a VISÃO falou com médicos, associações, sexólogos e outros especialistas, para explicar os comportamentos perigosos e o que está a mudar na vida sexual dos portugueses.