Segundo o blogue do Dicionário Priberam, os utilizadores portugueses pesquisaram 185 mil vezes a palavra “Nostalgia”, que significa “Tristeza profunda causada por saudades do afastamento da pátria ou da terra natal”, ou “Estado melancólico causado pela falta de algo”.
A segunda palavra mais pesquisada foi “Amor”, procurada 170 mil vezes, o que significa que os utilizadores portugueses não se encontram tão melancólicos como parecem.
A pesquisa de “Amor” liderou o Top 10 até aos meses de junho e julho, tendo sido ultrapassada por “Nostalgia” até ao final do ano.
Seguem-se “escopo”, “paradigma” e “mau”, todas com aproximadamente 160 mil pesquisas. Em sexto lugar ficou a palavra “exceção”, esta poderá ter sido pesquisada devido ao novo acordo ortográfico, devido à perda do “p”. Contudo, o seu significado foi pesquisado 155 mil vezes.
Em sétimo lugar das palavras mais pesquisadas de 2011 está a palavra “mal” com 140 mil pesquisas, seguida de “peço” com 100 mil, “inerente” com 95 mil e “ser”, a fechar o Top 10, com 90 mil pesquisas.