Estas palavras que deixo aqui, são escritas com a mágoa de quem encara este cantinho onde quem lhe der na gana vem opinar sobre aquilo que se escreve ( pelos jornalistas da casa e por aqueles que não sendo jornalistas também ditam as suas coisitas ) sobre os mais variados temas, como uma espécie de muro das lamentações, como uma tábua dos nossos direitos e deveres, como um sitio de desabafo sobre as injustiças e contradições que todos os dias se nos deparam.
Já há alguns anos que comecei a comentar alguns assuntos que me pareceram mais pertinentes. Interrompi durante uns tempos e desde há alguns meses que quase diariamente manifesto a minha opinião sobre os artigos que se escrevem e comentando também os comentários que outros fazem a esses artigos.
Passando hoje uma vista de olhos sobre as notícias da actualidade nas suas várias vertentes, sobre os artigos de opinião escritos por profissionais e não só, constatei um desinteresse, quase diria total. E alguns que se interessam, são sempre os mesmos para todos os comentários.
Pergunto-me. Porque será este desinteresse?
Será que o editor online e quem acima dele comanda as operações, alguma vez colocou esta interrogação?
Porque das duas uma. Ou este cantinho não tem qualquer interesse para a Visão e serve apenas para dar que fazer a quem está a trabalhar nesta área, ou então está votado ao abandono por laxismo que pelos vistos não tem consequências e isto serve apenas para entreter meia dúzia de parrecos que ficam com a impressão de estarem a ser lidos por muita gente, quando afinal pouca gente tem acesso à sua escrita.
Em cada noticia ou escrito apenas se vê, regularmente, no final, a palavra COMENTE. Sem receio de errar posso dizer que apenas 5 a 10% (estou a ser benévolo) das noticias ou escritos mereceram comentários. Porque as pessoas não têm nada a dizer? Creio que não. Apenas e tão só porque os que vêm cá ler, são um número muito reduzido.
Temos uma revista a sério, do melhor que está no mercado. Enviar os leitores para a Visaoonline, despertar-lhes o bichinho do debate, o gosto pelo conhecimento fornecido pelos que estão do lado de lá, o incutir-lhes no espírito a ideia de que a sua opinião é um contributo importante para a informação, é uma obrigação de quem rege esta área.
Se não é este o interesse da Visão, então acabem com isto de uma vez por todos pois haverá outros fóruns onde entrar e onde se pode usar a livre expressão.
Quem entra neste fórum vê uma amálgama de comentários, sem ordem cronológica, sem nexo, arquivadas sem qualquer critério. Quem pretender seguir um determinado fio de ligação de um assunto, o melhor que tem a fazer é dedicar-se à pesca pois assim faz alguma coisa de útil. Descansa.
Peço aos responsáveis da Visão, na qualidade de leitor da Visão desde o seu aparecimento e fazendo bandeira do meu grito de guerra VERDADE ATÉ QUE OS DEDOS ME DOAM , que meditem no que acabei de escrever.
Para aqueles que como eu ainda batalham e trabalham para manter este canto como um sítio privilegiado de debate sério e interessante, vai o meu pedido, para que não desistam.
É tudo o que a minha mágoa me permite escrever.