O avião Falcon da Força Aérea portuguesa que transportou o Presidente da República, Cavaco Silva, e alguns elementos da sua comitiva desde Barcelona aterrou hoje às 20h24 no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa.
O chefe de Estado português não prestou declarações à comunicação social e entrou de imediato para o carro da Presidência.
Cavaco Silva estava acompanhado pela primeira-dama, Maria Cavaco Silva, pela ministra da Saúde, Ana Jorge, e pelo secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.
O Presidente da República partiu hoje de Barcelona às 20h00 locais (19:00 em Lisboa), depois de uma viagem de 1 700 quilómetros de carro desde Praga.
A restante comitiva que acompanhou Cavaco Silva na visita de Estado que realizou à República Checa, que integra perto de uma centena de pessoas, entre os quais 35 empresários, 23 jornalistas, membros do Protocolo de Estado, da Casa Civil do Presidente, e outros convidados, só deverá partir de Barcelona cerca das 22h30 a bordo de um C-130 da Força Aérea.
Cavaco Silva ficou retido em Praga na sexta-feira, dia em que deveria ter regressado a Lisboa depois da visita oficial à República Checa, devido à nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia que provocou o encerramento do espaço aéreo checo.