As plantas de interior sempre fizeram parte da vida de Marta Contreras. A avó, que vivia no mesmo prédio, tinha uma vasta coleção em casa – “sobretudo gostava das que davam flor”, conta – e Marta tinha por hábito visitá-la com frequência para acompanhar o crescimento das plantas. “Sempre tive esta paixão, mas nunca pensei fazer dela carreira”, explica. Formou-se em Gestão, trabalhou em vendas e marketing e, na última multinacional por onde passou, ganhou a alcunha de ‘miúda das 100 plantas’. “Um dia perguntaram-me uma curiosidade sobre mim e eu disse, naturalmente, que tinha mais de 100 plantas em casa”, ri. Sempre a acompanharam (até quando as levou de carro para viver uns anos em Madrid), aumentaram de número durante os confinamentos e finalmente, no ano passado, deram origem a um projeto pessoal: a Phloemii, uma concept store de plantas.
Depois de se despedir, fez um curso de garden design e foi aprender mais para a loja do Horto do Campo Grande. “Aí percebi que podia criar um projeto para pessoas da minha idade [Marta tem 30 anos], que juntasse às plantas outras áreas, como os vasos de cerâmica ou os macramés. Algo que ligasse a decoração de interiores às plantas para quem tem casas com pouco espaço”, explica. Focou-se em encontrar uma loja num bairro tradicional de Lisboa e, no final de 2022, abriu a Phloemii, na Rua Correia Teles, em Campo de Ourique.
O nome é uma junação entre o ‘phloem’, o sistema vascular das plantas e o duplo ‘i’, a terminação de muitas espécies botânicas, entre elas a favorita de Marta, a Monstera adasonii. Existe um exemplar à venda na loja, claro, a par de outras espécies, típicas de interior e tropicais, e de várias suculentas, que Marta, treinada no assunto, ensina a cuidar quando vende. A loja, porém, assenta noutros quatro pilares: as flores secas, os livros de jardinagem e plantas de interior, as ilustrações relacionadas com o tema e as cerâmicas. As duas últimas tanto assinadas por artistas portugueses – inclusive da tradição oleira de São Pedro do Corval, no Alentejo – como estrangeiros, desde que sejam temáticas.
A Phloemii junta ainda um conjunto de marcas estrangeiras relacionadas com a área, exemplo da sueca Plantstraws, com um sistema de rega automático, dos livros da finlandesa Cozy Publising ou das flores secas da holandesa Floriëtte. Tudo escolhido a dedo. E com bom gosto.
Rua Correia Teles, 19 C, Lisboa > ter-sáb 10h30-19h30 > Instagram: @phloemii.shop