Uma das vantagens do verão ter chegado tarde (mas em boas horas) é podermos prolongar o aproveitamento de esplanadas e terraços pelo país fora. O Bago du Vin – Gourmet Bar & Terrace, dentro do hotel Intercontinental Cascais-Estoril, é um desses casos que nos faz desejar que o tempo quente entre pelo outono dentro. Porquê? Graças a uma esplanada com vista privilegiada para a Linha de Cascais onde é possível passar a qualquer hora do dia para beber um copo de vinho, sempre apresentado num pairing com queijos e enchidos, escolhidos a dedo pelo chefe que comanda as operações de cozinha do hotel, Miguel Laffan.
“O Bago du Vin acaba por ser a sala de estar do hotel”, explica o chefe de cozinha. Até ao início de 2019, a esplanada funcionava como uma extensão do lobby do hotel, mas a equipa achou que fazia sentido “montar um bar pequeno com esta vista”, acrescenta. Do lado de dentro está um balcão com bancos altos, onde qualquer um se pode sentar a aprender mais sobre vinhos com o escanção da casa, estão também expostas algumas das garrafas da carta e existe ainda uma sala climatizada (um frigorífico de sonho, note-se), qual delicatessen, onde dispostos os vários queijos e enchidos do menu, prontos a serem cortados na hora. Falamos de paiolas de porco preto portuguesas, chouriço ibérico de bolota, queijo de cabra da Beira Baixa ou um inglês Stilton, por exemplo.
O objetivo é que os clientes escolham o vinho e, de seguida, seja feita a harmonização com os queijos e enchidos. “Ou vice-versa”, sublinha Miguel Laffan. Podem também pedir a charcutaria, em doses individuais ou tábuas, e de seguida peçam os vinhos. “Temos alguns vinhos portugueses de produtores pequenos, muito vinho a copo, mas também algumas escolhas estrangeiras.” No menu há ainda bruschettas, preguinho de novilho com mostarda antiga e, como não podia deixar de ser num hotel, uma club sandwich. #aprimagosta
InterContinental Cascais-Estoril, Avenida Marginal 8023, Monte Estoril. Seg-dom 12h-00h