No total, são 66 automóveis que os jurados, incluindo o representante da Exame Informática, vão analisar em oito classes, dos quais 38 são candidatos ao título de vencedor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025. Recorde-se que, na edição de 2024, o troféu foi para o BYD Seal.
A grande novidade da edição de 2025 é a Classe Design, que contar com oito candidatos. As restantes classes são: Citadino, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (inclui crossovers) e Grande SUV.
Mantendo a tradição das edições anteriores, a organização voltará a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados para determinar o vencedor do Prémio Inovação e Tecnologia.
A Comissão Executiva voltará também a distinguir a Personalidade do Ano, alguém que, pela sua participação profissional e empenho, contribua inequivocamente para o desenvolvimento do setor automóvel em Portugal.
Inscritos no Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025
Citadino do Ano
- Alfa Romeo Junior Ibrida
- Citroën ë-C3 Max
- Dongfeng Box Plus
- Fiat Grande Panda La Prima
- KIA Picanto 1.0 MT Urban
Design do Ano
- Alfa Romeo Junior
- Audi A6 e-tron Performance
- BYD Sealion 7 Excellence
- Fiat Grande Panda La Prima
- Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
- Polestar 4 Long Range Dual Motor
- Renault 5 Iconic E-Tech
- Xpeng G6 Performance
Desportivo/Lazer do Ano
- Abarth 600e Scorpionissima
- Alfa Romeo Junior Veloce
- Cupra Tavascan VZ
- Hyundai Ioniq 5 N
- Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI
Elétrico do Ano
- Alfa Romeo Junior Elletrica
- Audi A6 e-tron Performance
- BYD Tang Flagship
- BYD Seal U Design
- BYD Sealion 7 Excellence
- Citroën ë-C3 Max
- Cupra Tavascan Endurance
- Dongfeng Box Plus
- Fiat Grande Panda La Prima
- Hyundai Ioniq 5 N
- KIA EV3 Tech
- Peugeot E-3008 GT
- Polestar 4 Long Range Single Motor
- Renault 5 E-Tech Iconic
- Renault Scénic E-Tech Iconic 60kW 220cv
- Volkswagen ID.7 Tourer Pro Urban 286cv 77kWh
- Xpeng G6 Performance
- Xpeng G9 Performance
- Xpeng P7 Performance
Familiar do Ano
- Audi A5 TDI Avant
- BYD Seal U Design
- KGM Torres EVX K5
- Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
- Volkswagen Passat 1.5 TSI 272cv DSG R Line
Híbrido Plug-in do Ano
- BYD Seal U DM-i Boost
- Cupra Terramar PHEV 204cv
- Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
- Hyundai Tucson PHEV
- Mazda CX-80 2.5 e-Skyactiv PHEV 327cv
- Renault Rafale E-Tech 4×4 300cv Plug-in hybrid
- Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
- Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
- Toyota C-HR Plug-in Hybrid Lounge
- Volkswagen Tiguan 1.5 TSI 204cv DSG
SUV Compacto do Ano
- Dacia Duster Extreme Hybrid 140
- Hyundai Tucson PHEV
- KIA EV3 Tech
- Lexus LBX Cool Full-Hybrid
- Opel Grandland GS electric 73kW
- Peugeot E-3008 GT
Grande SUV do Ano
- BYD Tang Flagship
- Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard
- Mazda CX-80 3.3 e-Skyactiv D 200cv
- Polestar 3 Long Range Dual Motor
- Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV
- Toyota Land Cruiser 250 VX-L
- Xpeng G9 Performance
Candidatos elegíveis a Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025
- Abarth 600e
- Alfa Romeo Junior
- Audi A5 Avant
- Audi A6 e-tron
- BYD Seal U
- BYD Sealion 7
- BYD Tang
- Citroën C3
- Cupra Tavascan
- Cupra Terramar
- Dacia Duster
- Dongfeng Box
- Fiat Grande Panda
- Hyundai Ioniq 5 N
- Hyundai Santa Fe
- Hyundai Tucson
- KGM Torres EVX
- KIA EV3
- KIA Picanto
- Lexus LBX
- Mazda CX-80
- Opel Grandland
- Peugeot 3008
- Polestar 3
- Polestar 4
- Renault 5
- Renault Rafale
- Renault Scénic
- Skoda Kodiaq
- Skoda Superb
- Toyota Land Cruiser
- Volkswagen Golf
- Volkswagen ID.7 Tourer
- Volkswagen Passat
- Volkswagen Tiguan
- Xpeng G6
- Xpeng G9
- Xpeng P7