Não é segredo para ninguém que a ID. Buzz é uma reinterpretação, 100% elétrica, da ‘pão de forma’ original, nascida há quase 75 anos. Desde que foi lançada, em 2022, a versão inicial da ID. Buzz, com cinco lugares na versão de passageiros, tem feito rodar muitas cabeças graças ao design diferenciador. E, acreditamos, surpreendentemente jovial para uma marca como a Volkswagen. Mas desde que foi lançada, que muitos possíveis clientes pediam uma versão de sete lugares. Um versão mas próxima do conceito da ‘pão de forma’, que ficou muito associada a um estilo de vida de aventuras partilhadas.
A nova ID. Buzz com sete lugares cresceu em comprimento (mais 25 centímetros) para acomodar a terceira fila. Ainda assim, há também uma versão de seis lugares (três filas de dois lugares) com a carroçaria mais curta. E continuará a estar disponível a versão de cinco lutares (2+3) e a versão cargo. Mas todas estas versões foram submetidas a uma remodelação relativamente profunda, que inclui motores mais potentes, baterias com maior capacidade e um sistema de infoentretenimento mais capaz.
Espaço para a família e amigos
A versão alongada, de sete lugares, oferece até 1340 litros de armazenamento quando se remove a terceira fila de bancos. Um processo que, segundo a marca, é muito fácil de realizar. Com os sete lugares instalados, a mala fica bem mais estreita, mas, ainda assim, disponibiliza 306 litros, muito graças ao espaço em altura.
Também é possível usar a ID. Buzz para transportar grandes volumes, já que se rebatermos todos os bancos traseiros, o espaço é quase 2500 litros!
A versão de seis lugares que, como referido, usa a versão ‘curta’ da carroçaria, tem uma configuração 2/2/2, sendo, também, possível rebater ou remover os bancos à medida das necessidades – por exemplo, para criar um ‘canal’ para transporte de objetos compridos.
Infoentretenimento mais rápido e “livre de bugs”
Estivemos entre os que criticaram o sistema de infoentretenimento da primeira ID. Buzz. Pela lentidão, organização dos menus e até alguns bugs. Tudo resolvido, garante a Volkswagen. Agora o ecrã tátil central tem 12,9 polegadas e o assistente de voz IDA com integração de ChatGPT. A aplicação Wellness permite ajustar várias funções do veículo para melhorar o bem-estar durante a condução, e o Park Assist Pro com função de estacionamento remoto oferece ainda mais comodidade.
O novo motor elétrico de 210 kW (286 cv) e as novas baterias de 79 kWh (para as versões seis lugares e cargo) e 86 kWh (para a versão de sete lugares) garantem uma autonomia de até 467 km (WLTP). A aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em 7,6 segundos na versão de seis lugares e 7,9 segundos na versão de sete lugares.
No que toca ao carregamento, a versão com bateria de de 86 kWh suporta carregamentos rápidos até 200 kW, permitindo carregar de 10% a 80% em 26 minutos. Numa wallbox de 11 kWh, a carga completa da bateria leva cerca de 7,5 horas.
Preços menos altos
Apesar das várias melhorias, o novo ID. Buzz de sete lugares é mais acessível do que o modelo anterior de cinco lugares. Os preços começam em €59.165 para a versão de 6 lugares com bateria de 79 kWh úteis, e €60.995 para a versão de 7 lugares e bateria de 86 kWh de capacidade útil. Ou seja, por cerca de €2000 a mais, é possível adquirir a versão com mais espaço e mais baterias.
Versão desportiva
Segundo a Volkswagen, no final do ano será lançará a versão GTX, com tração integral, graças a dois motores elétricos capazes de desenvolver 340 CV. Uma versão que terá outras características distintivas ao nível do design, jantes e interior. Curiosamente, a mesma motorização desta versão GTX que, na prática consiste na adição de um motor frontal, estará disponível como opcional (€2000) nas restantes versões. Mais tarde deverá surgir uma versão de acesso, a Pure (cinco lugares), com bateria de cerca de 60 kWh de capacidade (autonomia WLTP de 330 km) e motor de 170 cavalos.