O automóvel 100% elétrico mais acessível do mercado, o Dacia Spring, foi sujeito a uma remodelação profunda. Para começar, o design foi atualizado, apresentando o novo estilo da marca. A frente ganhou novas luzes diurnas em LED e o logótipo DC de grandes dimensões. Há também novas óticas e para-choques na traseira. O resultado é um look bem mais moderno e apelativo.
A segurança foi uma das componentes mais criticadas no Spring, pelo que não é de estranhar que a nova versão inclua vários assistentes eletrónicos para evitar acidentes e respeitar as mais recentes normas neste capítulo: travagem automática de emergência (urbano/extra-urbano com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, sinal de travagem de emergência, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall).
Mas as maiores alterações foram feitas no interior, onde parece que estamos perante um carro de um segmento superior. Há um novo painel de instrumentos totalmente digital (7 polegadas), mas o destaque vai para o ecrã central tátil de 10 polegadas, de série na versão Extreme e opcional na versão Expression, com navegação com trânsito em tempo real e suporte para Apple CarPlay e Android Auto. Sistema que também disponibiliza duas portas USB.
Quanto à componente elétrica, não detetámos mudanças. Continuam a existir dois motores (de 45 e de 65 cavalos), embora o motor mais potente passe a estar disponível logo na versão média da gama Expression. A bateria de 26,8 kWh de capacidade promete uma autonomia superior a 220 quilómetros e pode ser carregada, dos 20 aos 100%, em quatro horas numa wallbox de 7 kW. O carregamento rápido continua a ser opcional e limitado a uma potência de 30 kW (45 minutos dos 20% aos 80%).
Novidade é a capacidade V2L, que permite que o Spring forneça, através de um adaptador ligado à tomada de carregamento, energia elétrica a dispositivos externos.
A Dacia ainda não divulgou preços, mas foi dando sinais que as novidades não vão representar um custo extra e que “o Novo Spring continua a ser o automóvel elétrico com a melhor relação preço-qualidade na Europa”.