A vitória na sexta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias, o Rallye CA Alentejo Central, já tinha dado a Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, ao volante de um Kia Niro EV, o título de campeões nacionais no campeonato de ralis de regularidade exclusivo para carros 100% elétricos de produção em série. Mas isso não levou a dupla a ‘levantar o pé’ na última prova, o Gaia Eco Rally, onde conseguiram alcançar o primeiro lugar ao final da primeira secção (sábado), posição que foram reforçando até ao final do rally.
A dupla terminou a prova com 17 pontos, o que, para quem não ‘está por dentro’ dos ralis de regularidade, significa que apenas falharam 17 segundos nos 110 pontos controlados, o que dá uma média de 0,2 pontos de penalização por ponto de controlo. Aliás, a equipa vencedora conseguiu alcançar 96 zeros, ou seja, passou em 96 dos pontos controlados no segundo exato requerido pelo roadbook. Isto ao longo das doze provas especiais de classificação, que totalizaram mais de 100 quilómetros. Uma precisão impressionante quando se considera a elevada dificuldade dos traçados, sobretudo durante as provas de domingo, que a Exame Informática, enquanto participante, pode atestar. Aliás, a exigência imposta aos concorrentes na secção de domingo foi sublinhada, de forma positiva, por vários concorrentes com quem a Exame Informática falou.
Em Gaia definiu-se o segundo e terceiro do Campeonato
Mas o nível de competitividade elevado deste campeonato ficou novamente evidente com as constantes trocas de lugares, com destaque para a luta pelas restantes posições no pódio da prova e do campeonato. O que também é evidenciado pelos números: até à 13ª posição todas as equipas apresentaram uma média de penalização inferior a 1 ponto, ou seja, estas equipas passaram, em média, com um erro inferior a 1 segundo em todos os pontos de controlo. Impressionante!
No final, Pedro Morais e Sílvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5, conseguiram o segundo lugar e igual posição no final do Campeonato de Portugal de Novas Energias.
O terceiro lugar, e primeiro pódio da época, foi para a dupla Rodolfo Serrano e Andreia Serrano, em Tesla Model 3. Os irmãos, integrados na equipa UVE – Ecorally Team Azul, já tinham demonstrado, ao longo da época, uma grande competitividade, evidenciada com várias vitórias em Provas Especiais de Classificação. Mas alguns erros tinham impedido a chegada ao pódio, alcançado agora na última prova do campeonato.
Aliás, Rodolfo Serrano e Andreia Serrano chegaram ao terceiro lugar na última classificativa do Gaia Eco Rally, ultrapassando Hugo Batista e Ivo Miguel Tavares. Ainda assim, o quarto lugar desta equipa deu o terceiro lugar do Campeonato de Portugal de Novas Energia a Hugo Batista.
A dupla Serrano explicou à Exame Informática que “este terceiro lugar no é o culminar de uma aprendizagem que começou há pouco mais de três anos e que nos tem levado, progressivamente, a obter pequenas conquistas em etapas de regularidade, em street stages e agora ao pódio”.
Rodolfo Serrano e Andreia Serrano sublinham, ainda, uma ideia comungada por várias equipas: “Esta aprendizagem só foi possível graças ao gigante espírito de entreajuda e ao companheirismo que se faz sentir entre todos os participantes destas provas, sejam eles os elementos das equipas ‘profissionais’, sejam todos os restantes entusiastas”.
Um “brilharete” do Peugeot e-308 da Exame Informática
A Exame Informática participou nas sete provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE). Em Gaia conduzimos novamente o Peugeot e-308, carro que tínhamos estreado no Rallye CA Alentejo Central. A nossa participação nestas provas é aproveitada para conhecer e ensaiar os carros em condições mais difíceis. A experiência ao longo destas duas provas servirá de base para a nossa análise aprofundada ao mais recente 100% elétrico da Peugeot, que publicaremos brevemente.
Se no Rallye CA Alentejo Central o e-308 já nos tinha permitido fazer um ‘brilharete’ na Street Stage, o mesmo aconteceu no Gaia Eco Rally, onde ficámos no sétimo lugar da geral, a apenas nove segundos do pódio. E até ganhámos a classificativa mais longa, em estradas muito sinuosas e piso difícil, onde a capacidade dinâmica do e-308 provou ser uma grande vantagem.
No domingo a prova correu-nos especialmente bem, permitindo subir dois lugares na tabela – tínhamos terminado o sábado em nono lugar. Uma consequência de termos penalizado apenas 15 pontos nas quatro classificativas de domingo – a quarta melhor prestação do dia.
Campeonato como novidades em 2024
A nossa participação no campeonato permitiu-nos perceber que, no global, os concorrentes elogiaram a organização das várias provas que, recorde-se, cobriram uma grande parte do território nacional, incluindo Açores e Madeira.
Em declarações à Exame Informática, Paulo Almeida, promotor do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, referiu que “certamente haverá campeonato em 2024”, indicando que se “já vai começar a trabalhar na próxima edição que, naturalmente, poderá ter ajustes, até para distinguir um bocadinho mais o desempenho das equipas”. Este responsável sublinhou, ainda, a importância do CPNE para a divulgação da mobilidade elétrica e como tem sido elogiado pela FIA: “a forma como este campeonato se apresenta lá fora permitiu que mais uma prova nacional integrasse o campeonato internacional da FIA”. Uma alusão ao Azores Eco Rallye, que foi selecionado pela FIA para integrar o FIA ecoRally Cup, juntando-se ao Oeiras Eco Rally. O que significa que Portugal contará com duas provas no campeonato internacional.
Campeão da eficiência
A última prova da edição do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio também definiu os campeões nacionais da Taça da Eficiência Energética, um troféu especial integrado no campeonato. A vitória foi para dupla João Gonçalves e Pedro Condessa, em BMW i3S, que, em Gaia, conseguiram o terceiro lugar no pódio da eficiência energética, atrás de Nuno Geada e Sofia Geada, em Mini Cooper SE (primeiro lugar), e Ana Faria e Rita Nepomuceno, em Hyundai Kauai (segundo lugar).