O conselho mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) aprovou o calendário para 2024 do Bridgestone FIA ecoRally Cup e há uma boa notícia para Portugal: a inclusão do Azores Eco Rallye, que se veio juntar ao Oeiras Eco Rally, que já integrava a competição. O que significa que Portugal passa a ter duas provas neste campeonato internacional que, em 2024, vai contar com 24 ralis de regularidade onde só podem participar carros 100% elétricos de produção em série. Além de Portugal, só Espanha conta com duas provas e, curiosamente, os ralis portugueses vão ser consecutivos e decorrer no mesmo mês: o Oeiras Eco Rally de 5 a 6 de abril e o Azores Eco Rallye de 27 a 28 de abril.
De acordo com o comunicado da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), “para esta importante conquista para o desporto português em muito contribuiu o elevado nível organizacional e competitivo do Campeonato de Portugal de Novas Energias, que edição após edição tem vindo a ganhar, tanto junto dos organismos internacionais, como das equipas concorrentes, um crescente e inegável reconhecimento”.
Para Paulo Almeida, promotor do Campeonato de Portugal de Novas Energias, “este não é só o reconhecimento do projeto que iniciámos em 2018 em Oeiras, mas também do trabalho que encetámos em 2021 com o Grupo Desportivo Comercial, que organiza o Azores Eco Rallye e que soube interpretar o caminho a seguir na preparação e organização de um evento inovador no mundo do desporto motorizado”.
Rui Moniz, presidente do Grupo Desportivo Motorizado, manifesta a sua “satisfação pela confiança que a FIA mostrou ao integrar o Azores Eco Rallye num campeonato com vários países candidatos. Este evento vai permitir a promoção dos Açores em novos segmentos de público, com maior apetência em conhecer destinos empenhados em promover processos de sustentabilidade nas suas atividades e no seu quotidiano, como é o caso da região, o primeiro arquipélago do mundo certificado como destino turístico sustentável, numa simbiose perfeita entre as pessoas e a fantástica natureza que nos rodeia”.
Tanto o Azores Eco Rallye como o Oeiras Eco Rally fazem parte do Campeonato de Portugal de Novas Energias, que teve a última prova em Lisboa no passado fim de semana e que terá a próxima prova no Alentejo, o “E-Rally Ca Alentejo Central Reguengos/Mourão/Redondo”, que se disputará nos dias 18 e 19 de novembro.
Reportagem sobre o Azores Eco Rallye transmitido no Exame Informática TV.