Pedro Morais e Sílvia Coutinho, que também competem no Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio, foram ao IV Eco Rallye Bilbao Petronor, prova que conta para da FIA Eco Rally Cup, conquistar o lugar mais alto do pódio. Ao volante de um Hyundai Ioniq 5, a dupla portuguesa chegou à vitória graças à conjugação da terceira posição na componente regularidade (10 pontos) com a segunda posição na componente eficiência (12 pontos). O que resultou num total de 22 pontos, mais sete pontos que a equipa que ficou na segunda posição geral. Nas provas FIA Eco Rally Cup, a classificação resulta da conjugação das componentes regularidade e eficiência.
Os restantes lugares do pódio foram ocupados pela equipa checa, atual líder do campeonato, Michal Žďárský e Jakub Nabelek, e pela dupla Guido Guerrini e Artur Prusak.
Destaque ainda para o desempenho de outra dupla portuguesa, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, em Kia Niro, que venceram na componente regularidade e ficaram em sétimo lugar da geral. Recorde-se que no Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio, ao fim de quatro das sete provas do calendário, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo lideram com Pedro Morais e Sílvia Coutinho na segunda posição.
A FIA Eco Rally Cup, habitualmente conhecida como o campeonato mundial de novas energias, competição da qual faz parte o Oeiras Eco Rally do Campeonato de Portugal de Novas Energias, é uma prova inteiramente dedicada aos veículos elétricos, que participam em provas de regularidade e eficiência. Estão “autorizados a participar apenas veículos de série de produção rodoviária com um grupo motopropulsor elétrico, sem qualquer tipo de modificação do carro, permitindo assim que os concorrentes utilizem os seus veículos destinados ao uso diário”.
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio está agendada para Lisboa, nos dias 21 e 22 do corrente mês de outubro.
Veja a nossa reportagem sobre a quarta prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio, o Eco Rally Madeira.