A CEO da General Motors, Mary Barra, e o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciaram em conjunto ontem a decisão da GM em adotar o padrão de carregadores da Tesla na América do Norte. Assim, os condutores de carros elétricos da GM vão poder tirar partido da rede de carregamento ultrarrápido Supercharger da Tesla.
O mercado recebeu esta iniciativa com agrado, com as ações da Tesla e da GM a valorizarem 4% após o anúncio. Também a Ford, recorde-se, já tinha anunciado uma medida semelhante, formando-se agora uma espécie de aliança entre as três fabricantes neste capítulo em concreto.
A GM poderá vir a poupar 400 milhões com este acordo, com a CEO a assumir que “julgo que ficou tudo um pouco melhor”. Já Elon Musk disse que “penso que é fundamentalmente uma coisa muito boa para o avanço dos veículos elétricos”.
Do lado do consumidor, o acordo parece uma vitória para a Tesla, que investiu milhões para ter a sua rede distinta de postos de carregamento rápido, enquanto os outros fabricantes delegaram estes postos a terceiros. Nos EUA e Canadá, os Superchargers representam 60% de todos os postos de carregamento rápido existentes. Chris Harto, da Consumer Reports, considera que “isto é muito grande. Consigo ver que isto possa ter uma espécie de efeito de bola de neve e mais fabricantes a juntarem-se e a adotarem o padrão Tesla”.
A administração Biden colocou como a adoção do sistema CCS rival (de combined charging system) como requerimento de elegibilidade para os fabricantes receberem milhões de dólares em fundos governamentais de apoio para construção de postos de carregamento em cerca de 12 mil quilómetros de estradas. A aliança entre as três maiores fabricantes, que totalizam 70% das vendas de elétricos, vem colocar um desafio a esta instrução a coloca mais pressão sobre os outros fabricantes, nomeadamente nos que já começaram a investir no padrão CCS.
A estratégia da GM passa por equipar os novos veículos elétricos com conectores baseados no Tesla North American Charging Standard (NACS) a partir de 2025 e a fabricante explica que os atuais detentores de veículos elétricos vão poder começar a usar os postos Supercharger a partir do próximo ano, quando chegarem adaptadores ao mercado.