A casa Pininfarina, que já desenhou veículos para a Ferrari e Maserati, associou-se à empresa de mobilidade austríaca Benteler para desenhar um veículo autónomo elétrico capaz de transportar até 15 passageiros. O Holon vai começar uma fase de testes piloto na Alemanha e nos EUA, pela mão da Hochbahn e da Beep, com a produção comercial a estar prevista para arrancar em 2025.
Este veículo incorpora a tecnologia Mobileye Drive, combinando múltiplas câmaras a bordo, sensores LiDAR e módulos de radar, assegurando autonomia de Nível 4. Este nível equivale a dizer que o veículo consegue realizar muitas tarefas autónomas, mas dá a possibilidade a um operador humano de tomar o controlo, se necessário.
O Holon vai ter capacidade de transporte de até 15 pessoas, com o embarque e desembarque a ser feito por portas ativas por sensores fotoelétricos e com uma rampa que pode ser estendida ou recolhida para facilitar a entrada e saída de passageiros com mobilidade reduzida. Para os passageiros com dificuldades visuais, há informação disponibilizada em Braille dentro do veículo e também a difusão de mensagens e anúncios via sistema de voz, noticia o New Atlas.
O veículo vai ser capaz de atingir 60 km/h e tem uma autonomia de cerca de 290 quilómetros com uma carga de bateria. Os criadores preveem atualizações de firmware e de software over-the-air, de forma a minimizar o tempo de paragem do Holon.