A Honda e a Sony vão cooperar no desenvolvimento de um carro elétrico com funcionalidades autónomas e de segmento premium, no qual um dos destaques vai ser o sistema de entretenimento. As duas empresas parecem concordar com a ideia de que os veículos de topo do futuro vão focar-se menos em potência, cavalos e assentos em couro, e mais no que passageiros e condutores podem fazer para se entreter, quando tiram as mãos do volante e o carro os leva até ao seu destino.
O veículo elétrico da Sony Honda Mobility (nome da marca que junta as duas empresas japonesas) vai ser fabricado nas instalações da Honda nos EUA, ter capacidade de condução autónoma de nível 3 em circunstâncias específicas (carro será capaz de conduzir sozinho num engarrafamento, por exemplo) e de nível 2 (condução em centros urbanos), com sistemas avançados de assistência ao condutor.
A Sony fica encarregue de produzir os sensores e a tecnologia necessária para as capacidades autónomas, bem como o software que garanta o entretenimento a bordo. Nenhuma das empresas quis elaborar muito sobre a missão de criar um novo ‘centro de entretenimento em mobilidade’, mas sabe-se que a aposta passa também por incluir elementos de metaverso no conceito de mobilidade.
Outras marcas têm feito apostas semelhantes, com a BMW a juntar-se à AirConsole para uma nova geração de entretenimento prevista para a série BMW / do próximo ano, já com streaming via Amazon Fire TV e com a Volvo, por sua vez, quer integrar sistemas Google e o YouTube nos seus veículos.
O objetivo da Sony Honda Mobility é lançar os primeiros automóveis nos EUA e no Japão em 2026. As pré-encomendas podem começar a ser feitas a partir da primeira metade de 2025.