Começou como uma app para informar utilizadores de veículos elétricos da localização, estado, características, custos e disponibilidade dos postos de carregamento, mas a Miio evolui para Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME). Atualmente, utilizadores da Miio podem usar esta app para carregar nos postos ligados à rede pública Mobi.E sem recorrerem a qualquer cartão. Basta instalar a app e criar uma conta com um cartão de crédito associado. Uma opção importante para, por exemplo, turistas e outros utilizadores ocasionais da rede Mobi.E, que deixam de ter de passar pelo processo de pedir um cartão a um dos vários CEME existentes e esperar pelo seu envio, o que pode demorar dias, e exige uma morada em Portugal. Com a app, é possível fazer todo este processo em minutos.
Mas, em declarações à Exame Informática, Daniela Simões, CEO da Miio, explicou que “há muitos utilizadores, sobretudo estrangeiros em visita a Portugal, que estão habituados a usar um cartão e, por isso, preferem este método físico”. A empreendedora referiu, ainda, que as empresas de rent-a-car com veículos elétricos procuravam uma solução mais simples. Daí o nascimento Cartões na Hora, que vão estar disponíveis em quiosques, rent-a-car e outras lojas, sendo que a Miio também prevê que estes cartões também sejam disponibilizados por stands e marcas automóveis “que pretendam entregar o veículo aos seus clientes já com este produto incluído”.
Como funciona
O cartão pré-impresso tem de ser ativado antes de poder ser usado, processo que é realizado na referida app da Miio. Segundo o comunicado, “o utilizador tem apenas de instalar a app Miio, importar o cartão através de uma simples fotografia e adicionar o seu método de pagamento e dados de faturação, caso pretenda”. Processo que associa o cartão à conta do utilizador na Miio, permitindo assim a gestão dos carregamentos e da faturação diretamente na app.