A Hyundai confirmou a construção da New Horizons Studio, um centro no Innovation Campus da Universidade do Montana, EUA, dedicada ao desenvolvimento e teste de veículos de mobilidade mais arrojada. Esta unidade deve chegar a empregar 50 pessoas e conta com um investimento de 200 milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos.
A equipa vai inspirar-se nos projetos TIGER e Elevate para desenvolver os primeiros dois veículos. O objetivo é que os condutores e passageiros possam enfrentar todo o tipo de terrenos difíceis, recorrendo a conceitos como pernas robotizadas articuladas, sendo o veículo capaz de se dobrar, rodar ou esticar, à medida das necessidades. Os carros devem ser capazes de passar por cima de obstáculos, descer ladeiras íngremes e avançar destemidamente em qualquer tipo de solo, mesmo com inclinações mais complicadas.
Parte do desafio, elenca o New Atlas, prende-se com a suite de sensores e controlos necessários para que o carro ajude a tomar as melhores decisões para cada momento e que as torne em experiências confortáveis para os utilizadores humanos.
O primeiro veículo, inspirado no Projeto TIGER já apresentado no passado, consiste num carro mais pequeno, capaz de transportar carga e humanos, como apoio em logística em meio rural, de construção, de mineração ou mesmo no Espaço. Inicialmente foi sugerido que este conceito iria ser aplicado a veículos VTOL (acrónimo inglês para descolagem e aterragem vertical) para poderem ser transportados pelos ares até mais próximo da localização onde serão necessários.
O segundo projeto a avançar é o Elevate, um carro para dois passageiros e que pode ajudar, por exemplo, em missões de resposta a calamidades para evacuar zonas de perigo e transportar feridos.
Veja aqui as apresentações dos conceitos dos Ultimate Utility Vehicles da Hyundai.