São más notícias para o Grupo Volkswagen. Segundo um artigo publicado pelo Eletric Cars Report, o grupo alemão terá de fazer recall, ou seja, chamar à oficina para intervenção técnica corretiva, a mais de 100 mil automóveis híbridos plug-in.
De acordo com a mesma fonte, serão afetados diferentes marcas e modelos do grupo: cerca de 43 mil Volkswagen das variantes PHEV (híbridos plug-in) do Golf, Tiguan, Passat e Arteon, produzidos entre 2019 e 2022; mais de 24 mil Audi (versões PHEV dos A3 e Q3 produzidos em 2021); cerca de 22 mil Skoda (Superb iV e Octavia iV); e alguns modelos da Seat.
A razão desta chamada à oficina será uma falha no isolamento das baterias de tração, que poderá levar a sobreaquecimento e originar incêndios. A reparação deverá passar por instalar um material isolante na caixa dos fusíveis referentes à bateria de alta tensão.
A Exame Informática já contactou o departamento de comunicação da SIVA, representante da Volkswagen em Portugal, questionado sobre as possíveis consequências deste recall. Atualizaremos este artigo logo que surja mais informação.