É o mais recente anúncio com vista a aumentar a capacidade e disponibilidade da rede pública de carregamento de veículos elétricos em Portugal. A MOBI.E, entidade que gere a rede, lançou um concurso público internacional para exploração de nove hubs de carregamento. Estes hubs funcionam como estações de carregamento já que incluem vários carregadores num único espaço. Neste caso, cada hub integra um posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) de 150 kW, três postos de carregamento rápido (PCR) de 50 kW e cinco postos de carregamento normal (PCN) de 22 kW. O que permitirá aos utilizadores de veículos elétricos utilizarem os postos que mais se adequam aos seus veículos e necessidades de carregamento – importante até porque os custos de carregamento tendem a ser maiores em postos mais rápidos do que nos postos de menor potência. Estes hubs estão localizados em “Almada, Braga, Coimbra, Leiria, Loulé, Loures, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu”.
De acordo com o comunicado da Mobi.E, “o projeto resulta de um investimento de 1,9 milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo”.
Como referido, o concurso refere-se apenas à exploração dos postos, por um período de 10 anos, já que “coube aos municípios disponibilizar e licenciar o espaço de instalação e à MOBI.E instalar os equipamentos e as respetivas ligações à rede elétrica”.
O prazo para apresentação das propostas é de 30 dias, até 10 de dezembro, através de submissão na plataforma de contratação pública acinGov (www.acingov.pt).