Passados quase 8 anos do arranque do plano de revitalização da Famel, o protótipo da moto apresentado em março vai finalmente sair da garagem e marcar presença no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, que arranca esta sexta-feira e dura até dia 24 de outubro na Alfândega do Porto.
O projeto, liderado pelo engenheiro automóvel Joel Sousa, tem como objetivo aliar a herança do passado “à tecnologia do presente para a mobilidade do futuro”, refere o comunicado de imprensa da marca. Ou seja, transformar o modelo XF-17 numa E-XF.
“Ela é realmente uma mota linda que sabemos nunca ter saído do coração dos portugueses. Por isso, depois de 7 anos de trabalho de engenharia e design, a Famel está, finalmente, pronta para atrair para a garagem as pessoas que queiram recordar e aqueles que queiram conhecer este ícone nacional”, declara Joel Sousa. “Estamos a falar de uma grande marca, mas ainda de um pequeno negócio que se queremos que se torne grande de novo precisa do apoio do povo português para chegarmos a uma produção anual mínima de 2000 unidades”, acrescenta.
O projeto está a recorrer a crowdfunding para arranjar financiamento e os interessados em contribuir podem visitar o website da marca a partir de 1 de novembro para conhecer os diferentes packs Embaixador, Visionário, Membro ou Investidor.
A Famel marcará igualmente presença no Web Summit e no Moto GP.