O Model Y é um dos carros mais aguardados do mercado. E é fácil perceber porquê: junta as tendências mais relevantes do setor automóvel. É um SUV – na verdade, é mais um crossover –, é 100% elétrico e vem, como todos os Tesla, carregado de tecnologia, incluindo a promessa de estar preparado para a condução autónoma.
Relativamente ao Model 3, com quem partilha a plataforma e grande parte dos componentes, as diferenças são notórias. O Y não é, simplesmente um Model 3 com uma carroçaria mais alta. Logo que se abrem as portas percebe-se como é bem mais fácil entrar e sair do Y. O que faz muita diferença para, por exemplo, pessoas com algumas dificuldades físicas. No interior, a habitabilidade é, claramente, maior. Neste aspeto, o tejadilho em vidro de uma só peça – ao contrário do Model 3, não tem uma barra central – aumenta ainda mais a sensação de espaço, sobretudo para os passageiros do banco de trás.
A mala traseira é enorme, mesmo sem contar com o grande alçapão. E como os três bancos são rebatíveis, há muitas possibilidades de arrumação, até porque os bancos rebatem de modo a criar uma mala com fundo totalmente plano e contínuo. Por exemplo, se rebatermos o banco do meio, ganhamos um ‘túnel’ de arrumação que deve ter cerca de 3 metros de comprimento (medida ‘a olho’). Bom para, por exemplo, surfistas. O volume de carga total, quando adicionamos a mala frontal (frunk, por debaixo do capô), atinge uns expressivos 2158 litros!
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Todas as encomendas entregues em agosto
Segundo a Tesla, a marca vai conseguir entregar todos os Model Y Long Range reservados ainda este mês e até terá capacidade para entregar novas encomendas já no início de setembro. Uma boa notícia para quem esperava pelo Model Y, já que muitas acreditavam que este carro só chegaria ao mercado nacional em 2022. Isto acontece porque o Model Y que chegou à Europa vem da fábrica da Tesla da China. E, talvez por isto, verificámos que a qualidade de construção do modelo exposto é muito elevada. O que se nota em pormenores como os acabamentos dos interiores e alinhamentos dos painéis. Muitos têm sido aqueles que dizem que os Tesla fabricados na China apresentam melhor qualidade de construção e o carro que vimos parece provar isso mesmo.
Correção
Ao contrário da informação inicial, o Model Y LR não utiliza baterias com química LFP (fosfato de lítio ferro). De acordo com a informação que, entretanto, obtivemos da Tesla, os Model Y LR que chegaram à Europa usam baterias com as células de iões de lítio “normais” da marca.
Só Long Range
Por enquanto, a única versão do Model Y disponível para entrega em Portugal é a versão Long Range, que tem um preço base de 65 mil euros. Entre as características principais, destaque para a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos, tração integral (dois motores), autonomia WLTP de 507 km, velocidade máxima de 217 km/h, duas toneladas de peso, suporte para superchargers (até 250 kW), carregamento AC de 11 kW, 5 lugares (não existe previsão para a disponibilidade de outras configurações), capacidade de reboque opcional (pós-venda) até 1600 kg e garantia limitada geral de 4 anos/80.000 km (8 anos, 192.000 km para a bateria, com mínimo de retenção de capacidade de 70%).
De série é, ainda, fornecido o piloto automático (direção automática e Cruise control adaptativo), sendo possível fazer atualização para o AutoPilot aperfeiçoado (navegar em piloto automático, mudança de faixa automática, estacionamento automático e smart summon) e para a prometida capacidade de condução autónoma total (adiciona controlo dos semáforos e sinais stop com direito a atualizações futuras para condução autónoma em estradas de cidades).