Já tinha sido anunciado e agora foi oficializado em Portugal: a nova versão topo de gama do ID.4, o SUV 100% elétrico da Volkswagen. Graças aos dois motores, um para cada eixo, o ID.4 GTX tem tração integral e atinge uma potência combinada de 299 cavalos. Por comparação, o ID.4 mais potente com tração traseira tem 204 cavalos. A aceleração dos 0 aos 100 km/h do GTX é de 6,2 segundos.
Quanto à bateria, não há alterações, mantendo os mesmos 82 kWh de capacidade (77 kWh úteis) e uma potência de carregamento máximo de 125 kW. Com mais potência e peso, o consumo aumentou relativamente às versões já existentes. O que significa que a autonomia diminuiu. Ainda assim, a autonomia anunciada é de 480 km (WLTP).
Como já acontecia com os ID anteriores, a Volkswagen garante que o ID.4 é produzido com equilíbrio em termos de emissões de dióxido de carbono graças a um processo de produção assente em energias renováveis, seleção de fornecedores com boas práticas ambientais e compensações de emissões através da plantação de árvores.
De acordo com o comunicado da marca alemã, os dois motores podem funcionar de modo complementar ou de acordo com as necessidades de tração: “Num tipo de condução moderada, o motor elétrico traseiro assume a propulsão por conta própria, graças às suas vantagens em termos de eficiência e tração. Se o condutor pretender mais potência do que o motor traseiro pode fornecer, o motor elétrico do eixo dianteiro entra em ação em alguns centésimos de segundo. Nestecaso, a distribuição da eficiência e a regulação da dinâmica de condução também desempenham um papel decisivo. Quando a situação de condução exige, por exemplo, ao circular rapidamente em curvas ou em superfícies escorregadias, o motor duplo de tração integral auxilia a distribuição de forma variável”.
Um dos opcionais para o ID.4 GTX é o pacote Sport que inclui uma suspensão desportiva, que reduz a altura da carroçaria em 15 mm, e direção progressiva. A sua desmultiplicação torna-se cada vez mais direta quanto mais o volante é rodado (vai de 15,9:1 para 14,5:1). O pacote Sport Plus adiciona suspensão adaptativa (DCC), a qual controla as características dos amortecedores de cada roda individualmente, entre um modo suave ou duro, com uma frequência de 5 milissegundos.